Menos estresse, mais leite

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Por Cyntia Nogueira para www.bebe.com.br

É fundamental que a mãe se sinta bem e tenha muito apoio e autoconfiança para conseguir alimentar seu filho

A produção do leite materno não acontece mecanicamente. Ela depende também de fatores hormonais e emocionais. Isso significa que a mulher precisa se sentir bem e ter muito apoio e autoconfiança para conseguir alimentar o filho. "Costumo dizer que o leite é produzido no peito e na cabeça da mãe", explica o pediatra Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação, no Rio de Janeiro.

Funciona assim: para que o leite seja liberado dos alvéolos internos, em que é produzido e fica armazenado, é preciso que entre em cena a ocitocina, que estimula a ejeção do alimento. Esse hormônio é produzido pela glândula pituitária numa região do cérebro chamada hipotálamo - a mesma que regula as emoções - entre um e cinco minutos depois que o bebê começa a mamar.

Acontece que esse processo neuro-hormonal, conhecido como reflexo de ejeção ou de descida do leite, pode ser afetado pelos sentimentos, pensamentos e sensações da mãe. Se a mulher estiver tranquila e confiante, o leite sairá com facilidade. Se ela tiver medo, dor, vergonha ou preocupação, tudo isso pode inibir a ação da ocitocina e o pequeno não obterá leite suficiente para sua alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!