Música, Teu Nome É Mulher

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Por Paulo Afonso Fernades para www.rockontro.com

Este texto é dedicado a 3 de minhas musas, todas com nome de música: Marina, Carolina e Gabriela.



AS MUSAS

As Musas, na mitologia grega, são divindades femininas que têm o poder de inspirar nas pessoas a criação artística. Filhas do poderoso senhor do Olimpo, Zeus, e de Mnemósine, deusa da memória.


Ao todo são nove as musas e dentre elas está Euterpe, a musa da música. A propósito a palavra Música é derivada de musa.




MÚSICAS PARA AS MUSAS

Por extensão a palavra musa designa também a mulher que inspira um determinado artista a criar determinada obra.

No caso da música temos vários exemplos de artistas que escreveram músicas para suas amadas (reais ou imaginárias). Para mim o melhor exemplo é Chico Buarque, que deve ter mais de 30 músicas com os nomes de suas musas.
 


algumas décadas, meu amigo, e colega de faculdade, Carlos Alberto teve uma ideia e a colocou em prática: reunir todas as músicas do Chico Buarque que tinham nome de mulher em seu título, numa mesma “mídia”, como não existia nem CD, nem mp3, ele as colocou em fita cassete mesmo.

Eu adorei a ideia, e fiz algumas brincadeiras com temas que unem músicas distintas ao longo desse tempo (da década de 1980 para ).

Como uma homenagem ao Carlos e à sua ideia, reuni aqui, não as músicas do Chico, pois infelizmente ele não tem nenhum rock com nome de mulher, mas alguns rocks nacionais e internacionais que possuem algum nome de mulher em seu título.

Como não muito o que falar vamos ao que interessa.


MÚSICAS


Selecionei 30 músicas, caso vocês queiram ampliar o álbum fiquem à vontade!
Se fosse colocar também as músicas do Chico Buarque, esse número mais que dobraria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!