As brigas do casal aumentaram depois que o bebê chegou?

segunda-feira, 26 de março de 2012


Com o nascimento do filho, muitos casais relatam um aumento significativo nos desentendimentos com seus parceiros. As estatísticas mostram que 20% dos casais se separam antes dos dois anos de idade do bebê.
Mas o que gera esse aumento nos conflitos familiares? São inúmeros os motivos, por isso vou relatar os principais no ponto de vista do homem e no da mulher.

A mulher:
Vemos nossa vida se transformar completamente. Passamos a viver em função do bebê e a dividir nosso tempo entre os trabalhos domésticos e os cuidados com o filho, o marido e em alguns caos o trabalho. Fazemos tudo isso com muitas noites mal dormidas. O dia-a-dia torna-se tão corrido que nos colocamos em ultimo plano, o que gera uma queda na auto-estima. Há também a insegurança em relação a como nosso parceiro nos vê e se ainda somos atraentes como antes (principalmente nos primeiros meses após o parto).

O homem:

Eles sentem o peso do seu papel de “provedor” da casa. Mesmo não admitindo sentem-se inseguros quanto aos gastos com o novo membro da família e ficam com medo de não desempenharem com excelência seu papel de pai. Precisam se acostumar a dividir a atenção da esposa com o bebe, e sentem ate ciúme (embora não admitam). A casa torna-se mais barulhenta e bagunçada, os momentos de intimidade tornam-se mais difíceis e eles se sentem perdidos dentro da sua própria casa.

Esses fatores afetam psicologicamente o casal, e nível de estresse aumentado faz com que qualquer coisa vire motivo para discussão.
O sexo não é mais o mesmo, no primeiro ano após o nascimento do bebê a situação é ainda pior, mas a tendência é se normalizar com o tempo. Cabe ao casal paciência!
Leia mais sobre o assunto em O Sexo depois dos filhos

Algumas dicas valiosas para superar as brigas:

- Sejam pacientes um com outro e procurem expor seus pontos de vista e falar (falar e não gritar) sempre sobre o que estão sentindo.

- Aqueçam a vida sexual de vocês, casal que tem vida sexual saudável briga menos e se mantém conectado. Sejam criativos e aproveitem as oportunidades.

- Entenda que o homem não possui nosso instinto maternal, e que muitos não se sentem a vontade trocando uma fralda ou dando banho no bebê, e isso não quer dizer que não amem seus filhos. Tenha calma e de espaço para que ele vá aprendendo o que fazer aos poucos.

- Não se torne apenas mãe, continue sendo mulher, esposa e amante.

- Converse com seu parceiro, abrace, beije e deixe que ele veja que você é a mesma mulher de antes, alias melhor, já que está muito mais madura e responsável.

- E acima de tudo AME-SE, olhe no espelho e veja como você é MARAVILHOSA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!