Cuidados especiais com a pele das gestantes

sábado, 17 de março de 2012

Por Manuela Macagnan para bebe.com.br

O verão pode trazer alguns desconfortos para a maioria das gestantes. Além do inchaço característico em algumas mulheres devido à retenção de líquido, o aumento de hormônios produzidos pela placenta pode originar “melasma gravídico”, causador de manchas na pele, principalmente quando ocorre exposição solar sem proteção.
Segundo Thais Adura Pepe, dermatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, a gestante precisa de um cuidado especial para evitar o surgimento do melasma gravídico. “Neste período, a mulher apresenta maior risco de pigmentação da pele por conta de hormônios próprios da gestação. Para evitar que isso ocorra, a proteção solar diária é indispensável” diz a médica, lembrando que a proteção solar dever ser feita não apenas no verão, mas durante os nove meses de gestação para evitar as manchas indesejáveis.
O ideal é usar um protetor solar com proteção acima de 30 e aplicar algumas vezes durante o dia.  “Em dias de muito sol, o ideal é passar o protetor a cada 2 horas. Quando exposta propositalmente ao sol, a gestante deve estar sempre protegida fisicamente, através de chapéu e guarda-sol e quimicamente, com o uso de filtro solar”, completa a dermatologista.
Outro fator importante é a hidratação da pele através de produtos adequados e ingestão adequada e regular de líquidos. Tomar no mínimo dois litros de água, ingerir frutas e usar um hidratante a base de óleo de amêndoas ou lactato de amônio auxiliam na hidratação da pele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!