Dicas de alimentação para gestantes diabéticas

domingo, 11 de março de 2012

Por Manuela Macagnan para bebe.com.br

Diabetes é uma doença crônica que, se não for controlada, pode causar sérios problemas de saúde. E na gestação, as mulheres precisam de uma alimentação balanceada para não comprometer a saúde dela e do bebê. O cardápio da gestante portadora de diabetes deve ser ainda mais cuidadoso, por isso, o acompanhamento nutricional é indispensável.
“As gestantes diabéticas têm baixa tolerância aos carboidratos, que se transformam em açúcares, mas não podem deixar de incluí-los na alimentação. Assim, a saída são os carboidratos complexos”, explica Liliane Oppermann, médica nutróloga e Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (Ambo).
Para a gestante diabética é preciso elaborar uma dieta pobre em carboidratos simples, encontrados no açúcar branco, pão, macarrão, biscoito, batata, e dar preferência aos carboidratos complexos, derivados de vegetais, leguminosas e cereais integrais. A absorção deste segundo tipo de carboidrato é mais lenta, permitindo melhor controle da glicemia.
O adoçante artificial é um produto muito utilizado por quem precisa controlar os níveis de glicose no sangue, mas pode ser nocivo ao bebê. As gestantes portadoras de diabetes devem evitar qualquer tipo de açúcar, mas o acompanhamento nutricional é muito importante para monitorar a curva de peso, os níveis glicêmicos e garantir que o bebê nasça saudável, dentro do peso adequado. É importante realizar um bom pré-natal e ser perseverante nos cuidados com a alimentação. Os vários exames que fará são necessários para minimizar os riscos do parto.

Dicas para a gestante diabética:
Procure comer:
- Muitas frutas – de todo tipo, sucos, frutas secas;
- Muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas);
- Nozes, castanhas, amêndoas;
- Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel;
- Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral;
- Beber bastante água.

Evite:
- Enlatados, condimentos (catchup, mostarda, maionese), coisas gordurosas;
- Carnes pesadas, carnes cruas;
- Refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!