Disco Nota 11: Led Zeppelin III - Led Zeppelin

domingo, 24 de junho de 2012

Por Paulo Fernandes para rockontro.com.br



SURPRESAS FOLK

O terceiro disco do Led Zeppelin, lançado em 1970, começa tão pesado quanto seu antecessor, “Led Zeppelin II”, de 1969, com o petardo (uma das melhores músicas do grupo) Immigrant Song. A segunda música: o folk de sabor oriental Friends desacelera o ímpeto inicial, que é parcialmente retomado por Celebration Day.

O lado 1 termina com a enérgica Out on the Tiles, com John Bonham mostrando sua força na bateria. Antes disso, temos a maravilha de um dos blues mais bonitos que conheço: Since I’ve Been Loving You.


É no lado 2 que o Led Zeppelin nos surpreende, com 5 canções acústicas de folk, das quais se destacam Tangerine e That’s the Way, duas belas e emocionantes baladas. Realmente não era mais um outro disco de rock pesado.


TEMPORADA EM BRON-Y-AUR

O disco que deixou alguns fãs perplexos, e até revoltados, e parte da crítica desconcertada, foi resultado de uma parada para descanso do grupo após a agitação de longas turnês e das corridas sessões de gravação para os dois primeiros álbuns.


Com mais tempo livre, Page e Plant resolveram passar uma temporada na pequena cidade de South Snowdonia, no País de Gales. Hospedados num chalé chamado Bron-Y-Aur, que não contava com energia elétrica(!) os dois músicos compuseram grande parte do material do disco, inspirados pela atmosfera bucólica do local e fortemente influenciados pelo folclore de raízes celtas.

    
TIRO MEU CHAPÉU PARA O LED ZEPPELIN

Aproveitando a homenagem prestada pela banda ao cantor de folk inglês Roy Harper (Hats Off to (Roy) Harper) eu tiro meu chapéu para demonstração de versatilidade do Led Zeppelin neste disco. Eles haviam mostrado que eram bons em números pesados e elétricos, e aqui mostram que saiam bem, também, em números mais bandos e acústicos.


Passei muito tempo ouvindo o lado 1 de Led Zeppelin III, mas quando finalmente “descobri” o lado 2 me deixei seduzir por seu encantamento. Embora minha preferida de todos os tempos desse disco seja, como bem disse o Fábio, “a alta densidade etérea” de Since I’ve Been Loving You.
  

FAIXAS

Lado 1
1.         Immigrant Song (Page, Plant)
2.         Friends (Page, Plant)
3.         Celebration Day (Jones, Page, Plant)
4.         Since I’ve Been Loving You (Jones, Page, Plant)
5.         Out on the Tiles (Bonham, Page, Plant)

Lado 2
1.         Gallows Pole (tradicional, arr. Page, Plant)
2.         Tangerine (Page)
3.         That’s the Way (Page, Plant)
4.         Bron-Y-Aur Stomp (Jones, Jones, Page)
5.         Hats Off to (Roy) Harper (tradicional, arr. Charles Obscure)


CURIOSIDADES

A capa de Led Zeppelin III é um espetáculo à parte, com sua colagem de fotos e desenhos. A edição em vinil possui um disco interno de papelão que ao ser girado com as mãos modifica as imagens mostradas através de janelas.


Roy Harper participou, como vocal principal, da faixa Have a Cigar do disco “Wish You Were Here” do Pink Floyd.

Charles Obscure é um pseudônimo jocoso usado por Jimmy Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!