Implantes mamários e aleitamento

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Por bebe.com.br

É possível conciliar o sonho de amamentar com o desejo de ter seios mais bonitos, desde que se eleja uma técnica cirúrgica adequada. “Existe a opção de se fazer um implante mamário com 18 ou 19 anos, sem que isso comprometa a amamentação. O diálogo e a transparência entre médico e paciente, porém,  são  essenciais para que o procedimento seja planejado de forma que melhor atenda às expectativas atuais e futuras”, afirma o cirurgião Alexandre Piassi, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A seguir, ele aponta alguns critérios importantes para garantir que as mamas repaginadas forneçam leite a contento.

Posicionamento do implante-  Habitualmente, ele é colocado fora da glândula mamária (responsável pela produção de leite), ou seja, atrás dela ou do músculo que reveste o tórax, para que não interfira no aleitamento.

Via de acesso – A decisão sobre o local onde o cirurgião fará a incisão para colocação do implante é crucial.  É recomendável evitar o corte na aréola, chamado trans areolar, por se tratar de uma região mais sensível por onde o bebê irá sugar o leite. Outras vias de acesso comuns para inserir os implantes mamários são: o sulco infra-mamário (pequena incisão logo abaixo dos seios), o peri areolar (na aréola, inferiormente, sem danificar o bico do seio) e o transaxilar (pelas axilas).

Momento da decisão – Outra dica importante do especialista: “se a paciente pretende fazer um implante mamário e engravidar após um ano da cirurgia, aconselho que ela tenha os filhos primeiro e realize o procedimento depois. Isso porque, na maioria das vezes, os seios diminuem após a amamentação e apresentam certa queda.  No entanto, se a mulher é jovem e planeja engravidar somente mais tarde, a opção pelo implante antes da gravidez é totalmente válida”, reforça o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!