Na onda do Acústico

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Por Messias Reis para rockontro.com.br


Outro dia, assistindo a um DVD acústico, ouvi o guitarrista dizer que uma música acústica nada mais é do que fazê-la voltar à origem de sua criação. Segundo ele, a criação de uma música é feita basicamente com um violão e voz, sem toda aquela arrumação com baixo, bateria e tudo mais.

Esta onda de acústico teve uma explosão algum tempo atrás, fazendo renascer algumas bandas e decretando o fim de outras, mas sua criação é bem antiga, mais precisamente em 1968, com Elvis Presley, para a rede de televisão NBC.

O precursor no Brasil foi Marcelo Nova, gravando seu acústico em 1990, mas o primeiro programa oficial foi feito pelo Barão Vermelho, no ano de 1991, e lançado em 2007.

Recentemente, o acústico foi responsável por trazer algumas bandas e artistas que estavam no limbo. Alguns conseguiram ficar um tempo na mídia, mas depois caíram no esquecimento novamente. Outras conseguiram sobreviver pós-acústico, e acho que foi a carta na manga.   

Particularmente, eu gosto de música acústica. O bom do acústico, é que o artista tem que realmente mostrar que tem voz, pois durante um show ou mesmo durante a gravação em estúdio, fica fácil enganar com tanta tecnologia disponível.

Os caras do Nirvana fizeram um acústico, que apesar do Kurt Cobain estar no seu estado Nirvana de ser, foi um bom show, com músicas próprias e algumas cópias.

Maroon 5 também venderam bem com a onda do acústico. Acho que muita gente ficou conhecendo a banda através deste trabalho.

 The Cranberries, com a voz de Dolores, não deixou nada a desejar. O legal deste DVD é que as músicas são fáceis de tocar e assim qualquer leigo como eu consegue enganar no violão.

Existem vários que fizeram do mesmo jeito, como Alanis Morissette, Scorpions, entre outros.

Nacionalmente falando, tivemos nossa onda também. Capital Inicial, tirando a camisa vinho do Dinho, o show é legal. Titãs, Kid Abelha, Nenhum de Nós, Ultraje a Rigor (esse ficou muito bom), Engenheiros do Hawaii, Cássia Eller (outro muito bom), Legião Urbana, Raimundos, Ira! e muitos outros também embarcaram nessa.

Infelizmente, alguns fizeram e desapareceram do mapa, ou por motivo de briga ou por crenças religiosas.

O legal de um CD ou DVD acústico, é que se pode ouvir todos os sucessos que fizeram parte de uma carreira ao longo dos anos.

O fato é que todas as bandas citadas e outras que não citei, mas fiquem à vontade para fazê-lo, conseguiram deixar sua marca, mostrando que conseguiam tocar sem toda aquela parafernália que os acompanham durante os shows elétricos.

Fico pensando como seria um show acústico de alguns cantores e cantoras que existem por aí. Melhor nem pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!