Muddy Waters: o pai do Blues de Chicago

domingo, 15 de julho de 2012

Por Paulo Fernandes para www.rockontro.com




COME TOGETHER

Eu era apenas um garoto quando escutei John Lennon falando em Muddy Waters na música Come Together do álbum “Abbey Road”. depois de algum tempo fui atinar que, além de águas lamacentas, Lennon estava se referindo à lenda do blues McKinley Morganfield, vulgo Muddy Waters.


Foi quando eu descobri o blues “original”, que o conhecia via grupos ingleses, e fiquei maravilhado com sua força, beleza e importância.


DO MISSISSIPPI PARA O MUNDO

Nascido em 1915 no estado do Mississippi, EUA. Num ambiente tão carregado de musicalidade e blues, o garoto McKinley desde cedo se interessa pela música e aprende a tocar harmônica e violão.

Como tantos outros bluesmen de sua época, seguiu pelo rio Mississipi acima e se estabeleceu em Chicago. Adotando a guitarra elétrica como instrumento, aos poucos vai ganhando notoriedade no circuito de bares e clubes de blues da cidade.


Por sua voz marcante e sua técnica instrumental única, Muddy Waters é considerado o pai do “Blues de Chicago”. Suas gravações pela lendária Chess Records, que a princípio mostram apenas sua voz e sua guitarra com o acompanhamento de um violoncelo, com o passar do tempo vão se sofisticando e ampliando a base de apoio. Por sua banda passaram nomes importantes como Little WalterBig Walter HortonJames CottonJunior WellsWillie DixonOtis SpannPinetop PerkinsBuddy Guy.

Waters atingiu seu auge no final dos anos 50 e começo dos 60. É a época de grandes sucessos comoI’ve Got My Mojo WorkingHoochie Coochie ManShe’s Nineteen Years Old Rolling and Tumbling.

Sua influência para o desenvolvimento do rock foi enorme. As sementes que lançou em seus shows pelo Reino Unido no começo dos anos 1960, quando mostrou seu blues elétrico e pesado a uma garotada ávida por sair do marasmo, germinaram em grupos como Rolling Stones, Yardbirds, Cream, Led Zeppelin e muitos outros.


Muddy Waters morreu em 30 de abril de 1983, deixando seu importante legado tanto para o blues como para o rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!