B-52s: Bombardeio de Humor

domingo, 23 de setembro de 2012

Por Paulo Fernandes para rockontro.com.br




BIFE COM TUTU

Acontece comigo e creio que com a maioria dos que viveram as festas roqueiras dos anos 80: toda vez que penso em New Wave, o B-52s vem à cabeça!


Esse grupo oriundo da cidade de Athens, Geórgia, EUA (berço também do R.E.M.) se destacou tanto no cenário pós-punk, que acabou por se tornar sinônimo de New Wave.

O nome do grupo é emprestado de um avião bombardeiro da força aérea estadunidense: B-52 Stratofortress, utilizado a partir de 1955.


COMÉDIA TEATRAL

A receita musical do B-52s é um verdadeiro teatro: os vocais declamados de Fred Schneider dialogando com as vozes retrô de Cindy Wilson e Kate Pierson para contar historinhas bizarras, engraçadas e, por vezes, picantes. O irmão de Cindy, Ricky Wilson (guitarra), e Keith Strickland (bateria) dão a sustentação para a original mistura de rock dançante e muito humor.


Algo que chama bastante atenção, principalmente nos primeiros anos do grupo, é visual exagerado das 2 cantoras, incluindo penteados bolo-de-noiva, e a figura estranha de Fred Schneider, que parece saída de um filme B dos anos 50.

É impossível ficar parado ou indiferente à música do B-52s, tal é sua energia e alto astral. A brincadeira toda começou em 1976 e lançaram seu primeiro álbum, “The B-52’s” (ainda com o apóstrofo) em 1979. Com esse disco de estreia conquistaram o público e a crítica com sucessos eternos como Rock Lobster e Planet Claire.


Em 1980 é a vez de “Wild Planet” seguindo a mesma, e excelente, linha do anterior. Esse é o meu preferido.


A banda participou, com retumbante sucesso, do primeiro “Rock in Rio” de 1985. Nesse mesmo ano a morte de Ricky Wilson deixou todos profundamente abalados, ainda mais que Ricky era o grande esteio musical da banda, mas eles decidiram seguir em frente.


Apesar de alguns percalços no caminho a banda continua na ativa e fiel a sua proposta musical que, desde seu início, influenciou tantos outros grupos pelo mundo afora (que me dizem da brasileira Blitz?).


CURIOSIDADES

Em 1968 um avião B-52, com 4 bombas nucleares, caiu numa área congelada de mar na Groenlândia. Segundo consta apenas 3 das bombas foram recuperadas. Coisas da Guerra Fria (nesse caso gelada!).



A marcante voz de Kate Pierson pode ser ouvida nas músicas Candy de Iggy Pop e Shiny Happy People dos conterrâneos do R.E.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!