OK Blitz! Você Venceu

domingo, 21 de outubro de 2012


Por Paulo Fernandes para rockontro.com




VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR

Num tempo, parece que foi ontem, em que as rádios FM ainda tocavam música boa (porincrível que pareça as FMs tocavam música!), mais precisamente no ano de 1982, seriaimpossível ao correr o seletor do aparelho de rádio pelas emissoras não ouvir a música Vocênão Soube me Amar.


Blitz era o nome da bandaque mais parecia uma trupe teatral. E não deixava de ser.Comandada pelo ator carioca Evandro Mesquitaque havia participado do lendário grupo de teatro Asdrubal Trouxe o Trombone, a Blitz conquistou o Brasil com sua proposta de unirrock, humor e performances teatrais (algo semelhante ao que o B-52s fazia nos EUA).


OK! VOCÊS VENCERAM

Uma das bandas pioneiras da revolução/renovação do rock brasileiro da década de 1980, a Blitz, além de Evandro nos vocais e guitarra, era formada por Fernanda Abreu (vocais),Márcia Bulcão (vocais),  Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), BillyForghieri (teclados) e Juba (bateriaapós rápida passagem de Lobão).



Amparado pelo sucesso acachapante do compacto Você não Soube me Amarfoi lançado,ainda em 1982, o primeiro álbum“As Aventuras da Blitz”Assim como o compacto, o álbum cai nas graças do público e emplaca mais um sucessoMais uma de Amor (GemeGeme).

"As Aventuras da Blitz"

segundo álbum“Radioatividade”saiu em 1983 e manteve o interesse pela banda emalta.

"Radioatividade"

Melodias alegres e dançantesletras engraçadas e picantestrocadilhosrimas fáceis e sonoras.

Trechos tirados das músicas da banda são usados nas conversas informaisprincipalmente entre os jovens: “OK! Você venceu”“Eu te amo eu me adoro”“Mas rrrealmente... (originalmente do Chacrinha)”, “Calma Betty, calma”, “Só quero passar um weekend com você”, “Minha alma geme por você”, “Eu não consigo te ver sem mim”, “Fugiu, desapareceu, escafedeu-se”. Fenômeno de massas (bons tempos!).   

"Blitz 3"

Em 1984, após o lançamento de “Blitz 3” (o terceiro álbum), a banda se separou. Em 1985 se reuniram para a apresentação no primeiro “Rock in Rio”.


Desde então alguns integrantes vêm se reunido ocasionalmente para shows e lançamentos de discos, porém com repercussões que em nada que se comparam ao estrondoso impacto dos primeiros anos.


CURIOSIDADES
 
As 2 últimas faixas do primeiro álbum da Blitz (Ela quer Morar Comigo na Lua e Cruel Cruel Esquizofrenético Blues) foram proibidas pela censura na época do lançamento do disco. Como as cópias já haviam sido impressas, a gravadora resolveu riscar as faixas diretamente no vinil.

Fernanda Abreu se lançou em uma bem sucedida carreira solo, em 1990, dando ênfase à mistura de funk e samba.

Evandro Mesquita atuou no filme “O Segredo da Múmia”, de 1982, e em determinado momento soltou o bordão “OK! Você venceu”, só não pediu batata frita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!