Os significados do batizado

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Por Patrícia Cerqueira e Mônica Brandão para bebe.com.br

O batizado é muito celebrado pelas famílias do Brasil, o maior país católico do mundo, segundo o IBGE. Mas, você conhece os significados desse ritual?

A importância dos padrinhos

1. Qual as funções e o papel atribuídos ao padrinho e à madrinha durante o batizado?

Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. “Podemos traduzir as palavras padrinho e madrinha ‘como pais na fé´”, explica padre Antonio Aparecido Pereira, pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e vigário episcopal para as comunicações da Arquidiocese de São Paulo. Padre Antonio, mais conhecido como padre Cido, explica que, no início da cerimônia de batismo, o padre exige dos pais o compromisso de educar o filho ou a filha na fé. E do padrinho e da madrinha exige o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.

2. O que os padrinhos representam e qual a sua responsabilidade na vida da criança?

Representam o exemplo a ser seguido na fé cristã. Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o afilhado na iniciação cristã, juntamente com os pais. Segundo padre Cido, como os padrinhos têm a responsabilidade de ajudar os pais a educar os filhos na fé, a Igreja adverte aos pais que sejam criteriosos na escolha. “Eles não devem fazer dessa opção uma homenagem a amigos ou, pior, uma forma de visar algum benefício para os filhos ou se deixarem explorar politicamente, fato comum no coronelismo do Nordeste brasileiro.”

Continue lendo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!