Toxoplasmose na gravidez

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Por BabyCenter Brasil

Por que devo evitar mexer na caixinha de areia do gato durante a gravidez?

O parasita que causa a toxoplasmose pode estar presente nas fezes do gato. A toxoplasmose não é uma infecção grave para você, mas pode ser para o desenvolvimento fetal. 

ingestão de carnes cruas ou malpassadas é na verdade a fonte mais comum da infecção, mas, ainda assim, as fezes do gato representam um possível risco. 

Pesquisas mostram que um grande número de mulheres já é imune à toxoplasmose antes de engravidar. Se você é dona de um gato ou se já teve um no passado, é possível que tenha sido exposta à infecção sem nem ter percebido. Aí você não corre mais o risco de ter a doença na gravidez. 


Quais os sintomas da toxoplasmose?

Nos adultos, os sintomas costumam ser leves e podem incluir gânglios inchados no pescoço, dores de cabeça, dores musculares, fadiga e sensação de gripe. Eles geralmente aparecem de duas a três semanas depois da exposição à infecção. Alguns adultos chegam a não ter nenhum sintoma. 

Para um bebê no útero, os efeitos da toxoplasmose variam de acordo com o período da gravidez em que a infecção começou. Quanto mais cedo o bebê for infectado, piores os danos. Uma infecção pode levar a um aborto espontâneo ou a um bebê natimorto, além poder provocar hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro), problemas de visão ou em outros órgãos da criança. 

A maioria dos bebês nascidos com toxoplasmose não apresenta problemas óbvios logo de cara, mas desenvolve sintomas, geralmente na visão, durante a infância e até na vida adulta. 


Como posso ter certeza de que não tenho?

Os médicos costumam pedir durante o pré-natal um exame de sangue específico para detectar a toxoplasmose. Se no resultado não aparecerem anticorpos para a doença, então você não está imune, ou seja, ainda corre o risco de pegar. 

Caso os anticorpos estejam presentes no seu sangue, isso pode ser devido a uma infecção anterior -- e nesse caso a notícia é boa, pois você já está imune -- ou a uma infecção mais recente que ainda precisa ser tratada. 

Dependendo da taxa, os médicos conseguem determinar se se trata de um caso ou do outro, portanto não se desespere antes de falar com o médico e esclarecer tudo. 

Se o resultado for positivo para toxoplasmose já durante a gravidez, você vai ter que tomar antibióticos por vários meses, o que reduzirá significativamente o risco de o bebê ser infectado. 

Continue lendo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!