Disco Nota 11: Physical Graffiti - Led Zeppelin

domingo, 3 de novembro de 2013


Por Paulo Fernandes para rockontro.com







O SUMO E O RESUMO

sexto disco de estúdio do Led Zeppelin éao mesmo tempo, o ponto mais alto de sua carreira e a síntese de todos os caminhos musicais que o grupo havia trilhado até então.



“Physical Graffiti”lançado em 1975, é resultado de várias sessões intermitentes de gravação no ano de 1974. Algumas músicas, inclusive, são oriundas das gravações dos álbuns anteriores. Ocaso mais pitoresco é a música Houses of the Holy que não saiu no álbum anterior: “Houses of the Holy”.



princípio seria um álbum simples contendo 8 músicasmas depois a banda optou por incluir mais canções (as tais “sobras” de estúdio) e lançar um álbum duplo.

 FORÇA DA DIVERSIDADE

que poderia parecer uma colcha de retalhos se revela a grande força de “Physical Graffiti”. As músicas se encaixam perfeitamente umas nas outras dando unidade à diversidade: blues, folk, hard rock, rock progressivo, a paleta sonora do álbum é riquíssima.



viagem do dirigível de chumbo começa bem pesada com Custard Pie e The Rover. A música de estúdio mais longa da banda, o blues-rock In My Time of Dying de 11 minutosfecha o Lado 1.



No Lado 2 temos o rock dançante Houses of the Holy, o funk-rock Tramped Under Foot , e o épico de tintas orientais Kashmirtalvez a música mais conhecida do álbum, com seu arranjo orquestral, via mellotron de John Paul Jones.

O Led Zeppelin a bordo do Starship


Os teclados de John Paul Jones dão brilho à progressiva In the Lightque abre o Lado 3. Na sequência, o folk acústico instrumental Bron-Yr-Aur (a música mais antiga do álbumdas gravações do “III” em 1970). Down by Seaside é um rock leve e Ten Years Gone uma balada cheia de peso. 



Para iniciar o Lado 4, um rock cheio de balançoNight  Flight , seguido de The Wanton Songmais um hard rock. Os rocks acústicos Boogie with Stu e Black Country Woman têm a participação especial do pianista Ian Stewart (co-fundador dos Rolling Stones). “Physical Graffiti” se encerra em grande estilo com a pesadíssima Sick Again.
  
JOGOS DE ARMAR

“Physical Graffiti” é o meu álbum predileto do Led Zeppelin até com relação a sua capaCheia de mistériosbem ao gosto de Jimmy Page, a capa é uma foto manipulada das fachadas de dois soturnos prédios de apartamentos de Nova York. As janelas são vazadas de tal sorte que combinem com uma série de fotografias estampadas nos encartes dos 2 discos.





CURIOSIDADES

“Physical Graffiti” foi o primeiro produto a sair pelo selo próprio do Led Zeppelin, o Swan Song.



Ao saber que a mãe de Ritchie Valens não recebia nenhum centavo pelas músicas do filho (morto em acidente aéreo), a banda colocou na música Boogie with Stu o crédito à Mrs. Valens.

capa em seu arranjo original (com a face de letraspermite a leitura da palavra PIG (do inglês porcona vertical e GRAF (título nobiliárquico alemão que aparecia nos dirigíveis da família Zeppelin) na horizontal.

   
Figuras na janela durante o dia (esq.) e à noite (dir.)


Os Rolling Stones usaram os mesmos prédios da capa de “Physical Graffiti” como cenário para o clipe de Waiting on a Friend de 1981.
  
FAIXAS


Lado 1           
   1) Custard Pie (Page, Plant) 1
   2) The Rover (Page, Plant) 2
   3) In My Time of Dying (Bonham, Jones, Page, Plant) 1

Lado 2           
   1) Houses of the Holy (Page, Plant) 2
   2) Trampled Under Foot (Jones, Page, Plant) 1
   3) Kashmir (Bonham, Page, Plant) 1

Lado 3           
   1) In the Light (Jones, Page, Plant) 1
   2) Bron-Yr-Aur (Page) 4
   3) Down by the Seaside (Page, Plant) 3
   4) Ten Years Gone (Page, Plant) 1

Lado 4           
   1) Night Flight (Jones, Page, Plant) 3
   2) The Wanton Song (Page, Plant) 1
   3) Boogie with Stu (Bonham, Jones, Page, Plant, Ian Stewart, Mrs. Valens) 3
   4) Black Country Woman (Page, Plant) 2
   5) Sick Again (Page, Plant) 1

Obs:

1 – Sessões de gravação de “Physical Graffiti” (1974);
2 – Sessões de gravação de “Houses of the Holy” (1972);
3 – Sessões de gravação de “Led Zeppelin IV” (1971);
4 – Sessões de gravação de “Led Zeppelin III” (1970);



MÚSICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!