Prepare-se para ser tia

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Por Fabiana Deziderio para bebe.abril.com.br

Elas são figuras importantes nas relações familiares. Qual é o papel das titias no dia a dia com os seus filhos? O que é ser tia? Contamos a seguir

Basta a notícia do novo integrante da família surgir para que todos façam planos com o futuro bebê. Os pais passam por um turbilhão de sentimento, os avós ficam cheios de orgulho, os futuros padrinhos alegram-se com o convite. E as tias? Qual é o papel delas em relação aos sobrinhos?

“O nível de importância da tia na vida de uma criança está relacionada com qualidade das trocas afetivas estabelecidas no âmbito familiar, especialmente entre irmãos. Irmãos carinhosos entre si demonstram maior habilidade e facilidade em expressar amor e cuidado com seus descentes”, explica Valeria Pinhatari, psicóloga clínica com aprimoramento em saúde da mulher e do recém-nascido.

Lembrando aqui, que o contrário também pode acontecer: tios que não investem no relacionamento com os sobrinhos, explica a psicóloga, podem ferir a autoestima da criança, até porque os pequenos tem capacidade de compreender aquilo que não foi dito. Existe até um exemplo recente e bastante comentado na novela “Amor à vida”, onde a personagem “Paulinha” questiona a todo instante a distância do tio “Félix”.

Mas quais são as fases desta relação? O que as novas tias devem saber?

Continue lendo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!