Disco Nota 11: “Are You Experienced” – Jimi Hendrix Experience

domingo, 6 de julho de 2014

Por Paulo Fernandes para rockontro.com

Jimi Hendrix - Are You Experienced

DE COADJUVANTE A PROTAGONISTA
Jimi Hendrix começou a brincar com música antes dos 10 anos e aos 11 ganhou de seu pai a primeira guitarra.
Após uma rápida passagem pelo serviço militar começou a participar de bandas de apoio a músicos como Little Richard,B. B. King, Wilson Pickett e Isley Brothers. Em 1966, estabelecido em Nova Iorque, monta seu próprio conjunto a Jimmy James and The Blue Flames.
Wilson Pickett e Jimi Hendrix
Wilson Pickett e Jimi Hendrix
E foi em uma das suas apresentações com os Blue Flames que Jimi foi visto e ouvido por Chas Chandler, baixista dos Animals. Ainda em 1966 Chandler levou Hendrix para Londres, cuja cena roqueira estava em alta ebulição com a fase psicodélica dos Beatles, os Rolling Stones, o Who e o recém criado supergrupo Cream, entre outros.
Jimi e Chas Chandler
Jimi e Chas Chandler
Chandler ajudou Jimi a montar uma nova banda, a Jimi Hendrix Experience, com Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria, além de fechar contratos para apresentações no circuito de clubes e bares de Londres.

THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE
O talento de Jimi como guitarrista e showman, apoiado por 2 excelentes músicos, o transformou rapidamente em astro da noite londrina. Grandes ícones do rock britânico, Eric ClaptonPaul McCartneyJeff BeckPete Townshend e outros, se juntaram à legião de fãs do Experience.
Noel Redding, Hendrix e Mitch Mitchell
Noel Redding, Hendrix e Mitch Mitchell
Depoimentos acalorados de gente como Clapton e Beck descrevem o mundo novo descoberto por Jimi Hendrix naquele tempo: um som que parecia estar anos-luz a frente de tudo que se fazia até então, e que se tornou referência obrigatória dali para frente.
Jimi Hendrix in 1967
As influências de Hendrix incluíam o velho blues e soul e o moderno jazz. Uma busca constante em explorar as possibilidades da guitarra com uso de pedais (seu uso do wah-wah ficou famoso) e em aprimorar técnicas de estúdio. A batida jazzística de Mitch Mitchell e o baixo seguro de Noel Redding o ajudaram a transpor alguns limites musicais impostos até então.
AYE_08
Seu primeiro compacto foi um sucesso: uma regravação de Hey Joe de Billy Roberts, onde fica registrado para a posteridade outro grande talento de Hendrix: pegar uma música convencional e transformá-la em algo novo e transcendente. O que ele fez posteriormente com All Along the Watchtower de Bob Dylan talvez seja o melhor exemplo disso.
EXPERIMENTE RAPAZ!
Em 1967 é lançado o primeiro álbum: “Are You Experienced” Esse disco mostrou que além de toda pirotecnia guitarrística de Hendrix no palco, ali estava um músico completo e com perfeito domínio das técnicas de seus instrumentos: guitarra e voz, e mais que isso um compositor inspirado. Além de Hey Joe (na versão dos EUA), traz outras músicas que se tornaram clássicos: Foxy LadyPurple HazeFire e The Wind Cries Mary. Psicodelia e distorção, mas sem abrir mão da qualidade melódica.
AYE_06
As edições do Reino Unido e dos EUA apresentam capas e sequências de faixas diferentes e, em menor escala, repertórios diferentes. O bom seria pegar edições especiais que além das 11 faixas originais possuem mais 6 faixas bônus imperdíveis.
AYE_09
Capa do lançamento nos EUA
Ainda em 1967, Hendrix foi “apresentado” por Brian Jones, dos Rolling Stones, ao público dos EUA com sua antológica participação no Festival Monterey Pop.
AYE_07
FAIXAS
Repertório e sequência da edição original britânica. Todas as músicas são de Jimi Hendrix.
Lado A
1. Foxy Lady
2. Manic Depression
3. Red House
4. Can You See Me
5. Love or Confusion
6. I Don’t Live Today
Lado B
1. May This Be Love
2. Fire
3. Third Stone from the Sun
4. Remember
5. Are You Experienced
Faixas bônus
1. Hey Joe (Billy Roberts)
2. Stone Free
3. Purple Haze
4. 51st Anniversary
3. The Wind Cries Mary
6. Highway Chile
Continue aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!