Rotina de massagem promovem bem estar

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Há anos sou adepta da massagem, além de ter me ajudado na modelagem do corpo, ainda favoreceu o metabolismo, promoveu o relaxamento e alivio a dores nas pernas, e colaborou para o bom funcionamento de órgãos como o intestino e os rins. A pele ficou mais hidratada, flexivel e sem nódulos de gordura e celulite. Durante a gravidez, aliviou o inchaço, evitou estrias , além do bem estar.

Sobre perca de peso, não acredito que somente a rotina de massagens auxilie nesta questão. Na verdade, aliada a uma dieta equilibrada e saudável e exercício físicos, sim acontece o que a maioria das mulheres almejam tanto. O ideal é que seja feita pelo menos uma vez durante a semana, com profisisonal capacitado e de confiança.

As modalidades de massagem são basicamente três, que apesar de bastante semelhantes as técnicas possuem objetivos bem diferentes. Para falar a respeito conversei com a fisioterapeuta Dra. Muriel Gomes, Espaço QI, que falou a respeito de cada tipo de massagem.

Massagem redutora: Indicada para modelar o corpo e eliminar a gordura localizada. A massagem é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo, favorecendo a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea. Os movimentos vigorosos e dinâmicos, aliados a utilização de um creme específico para a redução de medidas, conseguem atingir as camadas de tecido com maior nível de concentração de gordura como barriga, pernas, braços e cintura. O profissional também pode usar acessórios para potencializar a ação das manobras. Além de redução das medidas, a massagem também melhora a elasticidade da pele, reduz a flacidez e celulite. Esse tipo de massagem pode causar dor, mas depende da sensibilidade e da experiência do profissional.

Massagem modeladora: As vezes confundida com a drenagem linfática, busca desenhar as curvas do corpo e é realizada com maior vigor e no corpo todo. A profissional pressiona os pontos da celulite e de acúmulos de gordura o que suaviza esses problemas. Pode doer um pouco, mas é suportável e pode até deixar hematomas, dependendo da sensibilidade de cada pessoa. O uso de cosméticos específicos, com ativos que atuam na queima da gordura, pode ajudar a potencializar o resultado.

Drenagem Linfática: Tem o objetivo de eliminar o excesso de líquidos tóxicos em uma certa região do corpo. Essa massagem ameniza os inchaços causados pela TPM, maus hábitos alimentares, pós-cirúrgicos ou problemas circulatórios. É feita com toques rítmicos, lentos e com suave pressão, estimulando o sistema linfático a reabsorver o líquido acumulado pelo organismo, que elimina as toxinas através da urina. A drenagem linfática ainda melhora a oxigenação das células, evita a formação de nódulos de celulite, diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço, além de ser excelente para aliviar a tensão na gravidez.  Essa massagem não causa dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!