Programação de 26 a 29 de abril

sexta-feira, 26 de abril de 2013


Goiânia Ouro recebe o espetáculo Segredos

Por Janda Nayara/Secult Goiânia

O Grupo Zabrinskie apresenta no dia 27 de abril, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, o espetáculo Segredos, que integra a programação do 3° Na Ponta do Nariz – festival internacional de palhaços, organizado pelo Grupo Bastet.
Na montagem, os personagens Juca Mole e Ana Banana contam as histórias do ratinho que queria se casar, da princesinha que queria a lua, e outras.
Os atores Alexandre Augusto e Ana Cristina Evangelista dão vida aos dois palhaços que colecionam caixas de papelão onde guardam vários segredos. Cada segredo revelado suscita delicadas emoções e provoca ações lúdicas. São certezas, dúvidas, lembranças, cheiros, brinquedos e medos. A abertura das caixas os transporta para um passado que se transforma em presente – aqui e agora – na relação entre os dois e deles com a plateia.
Ao final, numa grande viagem, eles descobrem que nem todos os segredos podem ser compartilhados. “Há coisas que são muito queridas e que não devem ser divididas”, que fazem parte de uma coleção muito particular: de Segredos.
A linguagem utilizada é a do clown/palhaço, constituídos com base na clássica relação do Augusto e do Branco, levando em consideração as novas tendências do clown no teatro, sem os elementos da clownaria circense.
O cenário foi concebido a partir de uma pesquisa com o papel e o papelão. Isto porque antes do computador era costume guardar lembranças em caixas e não em um arquivo ou pen-drive. A intenção do grupo é resgatar essa relação afetiva com o conteúdo da memória.
Segredos foi montado com o apoio da Funarte, por meio do Prêmio Myriam Muniz. É o quinto espetáculo do grupo, que tem em seu repertório para o público infantil os títulos: Luas   e   Luas,   Quem   Cochicha   o   Rabo   Espicha   (ou   Chiquinha,   A Fofoqueira).
Mais informações sobre o festival no site: www.napontadonariz.com.

Ficha técnica:
3º NA PONTA DO NARIZ – Festival Internacional de Palhaços – Grupo Bastet 9 Anos
Espetáculo: Segredos - Grupo Zabriskie
Criação e atuação: Ana Cristina Evangelista e Alexandre Augusto
Cenário: Edith Lotufo
Fotografias: Paulo Rezende
Sonoplastia: Romildo Villa Verde
Iluminação: Rodrigo Horse
Design gráfico: Ana Paula Toniazzo do Studio Aniz Design
Técnicos: Camila Natasha, Ciça Ribeiro e Rodrigo Horse.
Produção: Grupo Zabriskie


Mostra de W. Bonnardiny no Café Cultura
Doze obras do artista ficam expostas durante o mês de maio
O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro recebe a partir do dia 04 de maio a mostra individual  do artista W. Bonnardiny. Estarão expostas doze obras, entre pastel seco sobre canson e óleo sobre tela, realizadas nos últimos três anos.

A exposição, com entrada franca, fica aberta para visitação das 8 às 22 horas (segunda a sexta), e das 10 às 22 horas (sábados e domingos), no Café Cultura.

“Há um Brasil escondido por detrás de um país que na última década se credenciou ao posto de potência mundial e que ainda sente a ausência de políticas públicas. Retrato de exclusão onde milhares de pessoas ainda sentem as feridas de dores passadas.

O jovem artista de 22 anos, W. Bonnardiny, autodidata, nascido na Cidade de Marabá-PA, busca nas suas origens, nesse universo da simplicidade da vida no interior e nas periferias das grandes cidades, motivação para o trabalho que hoje realiza e traduz como expressão desse povo.

As cenas, baseadas em retratos de família, onde as dificuldades são colocadas de forma nua e crua, demonstram a preocupação social em sua obra. Ao retratar a falta de expectativas, o abandono, a rotina diária, as feições e a anatomia dos personagens se revelam entre contidas, disformes e sarcásticas.
  
A obra de W. Bonnardiny não é só a transcrição de alguma coisa. Seus personagens retratam a alma do povo brasileiro, assim como as situações humanas frequentemente convencionais, repletas de sentidos, sons, cores e texturas.

Procurando retratar nas suas obras temas da vida cotidiana, principalmente das classes populares, é a arte do instinto, de uma pintura dramática. Utilizando cores fortes e soturnas, dá forma plástica ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Ressalta o sentimento dessa outra realidade descrita por Darcy Ribeiro: “A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

Exposições Coletivas: 2006 – Centro de Convenções, Goiânia, GO; 2009 - Assessoria da mulher, Goiânia-GO; Câmara Municipal de Goiânia, GO; 2010 - Centro de Convenções; MAG - Museu de arte de Goiânia, GO; 2011 - Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho, Goiânia, GO. Exposições individuais: 2008 - Agência de Fomento de Goiás, Goiânia; 2010 – Walmart, Goiânia, GO; Assembleia legislativa do Estado de Goiás, Goiânia GO - Galeria do ADDRESS HOTEL RESIDÊNCIA; 2011 - Galeria do ADDRESS HOTEL RESIDÊNCIA, Goiânia-GO; 2013 - Museu de Arte de Goiânia/MAG - Palácio da Cultura, Goiânia, GO.

Serviço: 
Mostra W. Bonnardiny
De 4 de maio a 3 de junho
Visitação: 8h às 22h (segunda a sexta), e das 10h às 22h (sábados e domingos)
Local: Café Cultura


MAG recebe exposições de Andrey Zignatto, Carolina Paz e Nonatto Coelho
Por Janda Nayara

O Museu de Arte de Goiânia (MAG), unidade da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no dia 24 de abril, às 20 horas, nas salas Reinaldo Barbalho e Amaury Menezes, o vernissage das exposições dos artistas Andrey Zignatto, Carolina Paz e Nonatto Coelho.
Em sua mostra “Pontuais”, Carolina Paz faz um convite à contemplação e ao estranhamento de pequenos gestos corriqueiros e banais, através de suas pinturas, vídeos e desenhos. 
Intitulada Híbrido/Anfíbio, a exposição de Nonatto Coelho pode ser traduzida na forma dual da existência e da extensão da vida tais como: céu/terra, ar/água, quente/frio, espírito/matéria etc. Na iconografia das telas, as figuras se metamorfoseiam e emprestam suas formas uns aos outros a partir da figura de batráquios.
As mostras ficam abertas para visitação de 25 de abril a 19 de maio, de terça a sexta das 9 às 17 horas, sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas. Entrada franca.
Mais informações e agendamento: 3524-1196.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!