Selfie by Ellus "Abaixo Este Brasil Atrasado" (crédito google search) |
Na noite da última sexta, dia 4 de abril, quando assistia a programação do SPFW no GNT, fui surpreendida com o manifesto bastante interessante e oportuno da grife Ellus: "Abaixo Este Brasil Atrasado".
Durante o desfile,que foi marcado pela presença de Cauã Reymond, e das modelos Lea T e Laís Ribeiro, a bateria da escola de samba, Vai-Vai, fez a sua apresentação acompanhando músicas de Caetano Veloso. Ao final, os diretores da marca e o ator Cauã Reymond, fecharam o desfile, vestidos com camisetas com a frase de protesto, e que foram distribuídas camisetas para uma parte da plateia, dando um tom político ao evento.
Uma sacada genial, em um momento que sugere descontração, o público foi levado à reflexão dos anseios e aflições do povo Brasileiro. Afinal, estamos vivendo um momento de descrença e medo, no país onde a impunidade e o desrespeito ao seu povo marcam presença constante.
Para a marca, foi uma forma de expor a indignação na burocracia pública que atrasa o crescimento da moda.
O Manifesto do Time Ellus (fonte google):
"DESABAFO
O Brasil está entupido, um congestionamento em tudo. Não anda no trânsito, nos aeroportos, nos hospitais, nas estradas, na energia, nas escolas, na comunicação, na burocracia (corrupção)... Até a água está entupida!
Dificuldade para tudo! As coisas não fluem! Tudo é tão difícil! Tudo isso gerando esse custo. Brasil = ineficiência, improdutividade. Isso faz com que fiquemos isolados do mundo, acarretando esse atraso todo em relação ao mundo moderno.
É claro que os maiores responsáveis são os políticos e os governos antiquados, cartoriais, quase medievais, que com suas ideias atrasadas de protecionismo acabam por gerar atrofia.
Até para indústria da moda, exportar o nosso design fica difícil com todo esse custo, abrindo espaço maior para as importações de roupas e acessórios provenientes de países pobres, porque nós não temos condições de competir.
Precisamos desburocratizar, simplificar para motivar, avançar, abrir, internacionalizar, se não, cada vez mais, ficaremos isolados nas geleiras do Polo Sul.
Que Brasil é esse em que até as empresas e patrimônios públicos acabam destruídos?!?!
ABAIXO ESSE BRASIL ATRASADO!
Time Ellus"
Imagino que o intuito foi ter escrito "Uma sacada genial", no lugar de "Uma sacada foi genial". Noves fora a ortografia, genial mesmo é uma marca de alta grife mostrar sua preocupação com coisas assim. É como diz o genial artigo, em que cito apenas os três primeiros parágrafos:
ResponderExcluir"“Abaixo este Brasil atrasado.” É assim que a marca Ellus decidiu se envolver com a Copa do Mundo — colocando essa mensagem em uma camisa. Eles devem ter uma resposta oficial tosca, dizendo que é contra os gargalos, e não contra o país. Ainda assim todos os brasileiros que entendem nossa síndrome de vira-lata sabem o que querem dizer as pessoas que usam essa peça. Afinal de contas, a maioria dos frequentadores da Ellus são pessoas que não usam o sistema público de saúde. Eles não estudam em escolas públicas. E eles raramente põe os pés em transporte público nas principais cidades do Brasil (embora tenham prazer em fazê-lo no exterior).
Então, por que eles frustrados? Seriam eles tão altruístas quanto os ativistas que protestam com um objetivo, seja qual for esse objetivo? Ou os brasileiros ricos expressam suas críticas por puro tédio?
Minha resposta é que os brasileiros ricos estão frustrados por serem brasileiros. E eles envenenam o tom sobre a Copa do Mundo no Brasil mais do que os erros e o mau planejamento na preparação do evento. Não é lá grande notícia para quem já foi a uma festa brasileira nos Jardins ou no Leblon. Mas este é provavelmente um bom momento para apontar o que está acontecendo."
Att,
Douglas Elemar
Vindo de uma empresa que utiliza mão de obra escrava, não é de admirar toda essa revolta.
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