Projeto do Parque do Cerrado será apresentado à sociedade nesta terça

terça-feira, 14 de abril de 2015

por Comunicação sem Fronteiras


Elaborado a partir das sugestões da sociedade, projeto será apresentado. Expectativa é acelerar implantação
Um mês após a sociedade civil ter sido convidada a expor suas sugestões e preferências para o projeto do Parque do Cerrado, o arquiteto que conduziu o processo colaborativo, Guilherme Takeda, retorna a Goiânia com o resultado final. Nesta terça-feira, 14 de abril, ele entregará o projeto básico para a Prefeitura de Goiânia em encontro aberto para a sociedade, que também conhecerá a proposta final que ela ajudou a formatar. Evento acontece às 19h, no Auditório Lygia Rassi, no Centro Cultural Oscar Niemeyer​.
O trabalho condensa as ideias e sugestões das mais de 100 participantes das oficinas em 11 e 12 de março, denominadas de “charrettes”. Este método colaborativo vem sendo desenvolvido com mais intensidade nos Estados Unidos para projetar grandes espaços públicos. No Brasil, Takeda tem sido um de seus principais aplicadores, e já a levou cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Goiás, já a aplicou na requalificação da Praça Bom Jesus, em Anápolis, na época de seu centenário.
Em Goiânia, aconteceu pela primeira vez com grande entusiasmo. Representantes de associações de bairro, dirigentes de organizações e entidades ligadas a urbanismo e meio ambiente, estudantes e profissionais que atuam nestas áreas deram suas contribuições.
Além de promover a participação social, outro propósito desta metodologia é dar agilidade  ao processo de implantação do espaço público. O próximo passo é partir para o detalhamento técnico do projeto e o levantamento de custos. “Os orçamentos agilizarão a busca de recursos, por parte da prefeitura, tanto na iniciativa privada quanto nos programas de governo”, esclarece Takeda. Criado pela Lei nº 9.360/2013, o Parque do Cerrado é o maior de Goiânia, com 706 mil metros quadrados, área que corresponde ao tamanho de oito parques Vaca Brava ou cinco Parque Flamboyant.
Por enquanto, a iniciativa conta com a adesão da EuroAmérica Incorporações, que irá contribuir com parte de implantação do Parque do Cerrado, mas a ideia é que mais empresas participem da concretização do projeto, como aconteceu nas demais cidades onde o método charrette foi aplicado.
A iniciativa do projeto colaborativo é uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Fórum Goiano de Habitação (integrado pelas instituições do setor imobiliário Ademi, Secovi e Sinduscon), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Euroamérica Incorporações. As instituições SecoviCred, Instituto Cidades, Inplant e Lins Galvão e Esper também são parceiras.

mais sobre as charrettes realizadas em Goiânia
Nos dias 11 e 12 de março, mais de 100 pessoas participaram do Workshop do Parque do Cerrado, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O evento consistiu em dinâmicas em que os participantes, divididos em grupos de 10 pessoas, refletiram sobre o parque  almejado e traduziram  seu pensamento em desenhos.

Eles foram estimulados a colocar no papel o parque de seus sonhos, assim como resgatar aquilo que cada um considerava ser seu  patrimônio imaterial, ou seja, hábitos e brincadeiras que fizeram parte do passado e deveriam ser compartilhadas com a nova geração.

“Ao mesmo tempo, além do resgate, motivamos que todos fizessem sugestões pensado no futuro, cerca de 30 anos à frente, para promovermos um parque que permaneça moderno por mais tempo”, explica o  o arquiteto, Guilherme Takeda, que conduziu as oficinas.  O evento terminou com sucesso, a partir da definição dos equipamentos da área verde com 100% de consenso entre os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!