Sétima edição do FestCine, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, começa nesta sexta-feira, 4, com homenagem a Manoel Rangel e exibição do longa Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha
A partir desta sexta-feira, 4 de novembro, Goiânia se transforma, pela sétima vez, em capital nacional do cinema. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a edição 2011 do FestCine Goiânia segue até o próximo dia 11 com uma programação imperdível de filmes, oficinas, palestras, debates e homenagens. Neste ano, o festival contabilizou 154 produções inscritas. Entre os selecionados, que participarão da Mostra Competitiva, estão 12 longas-metragens nacionais, 5 curtas goianos de ficção, 5 curtas no formato documentário, 2 curtas de animação, 28 vídeos universitários e 17 vídeos caseiros.
Esta sétima edição do FestCine vem com novidades: as atividades serão realizadas integralmente nas salas de cinema e teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, enquanto um geo-space será transformado num Centro de Convivência, com comidas típicas e atrações artísticas, dentro da mostra Coma e Dance, que acontece paralelamente ao festival. A ideia é dar ao público uma opção a mais de gastronomia, música e dança, além da programação oficial do evento.
"A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secult e seus parceiros, tem o prazer de promover mais uma edição do FestCine e propiciar o desenvolvimento da cultura a partir do estímulo setorial, com foco na educação como instrumento de construção da cidadania e da identidade cultural", afirma o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno. "O 7º Festcine Goiânia tem a perspectiva de transformar a rotina e propor um diálogo da tecnologia com a arte, da interpretação com o cotidiano, do silêncio com a luz, do escurinho do cinema com as nossas mais românticas experiências", acrescenta.
A abertura do FestCine Goiânia 2011, nesta sexta-feira, está prevista para as 19h30, no Cinema do Goiânia Ouro (Rua 3, Centro). A programação da noite inclui uma homenagem ao diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, e a exibição do filme convidado, o longa-metragem paulista Luz nas Trevas, dirigido por Helena Ignez e Icaro Martins.
O filme Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha, de 2010, tem roteiro de Rogério Sganzerla. Estreou internacionalmente no 63º Festival de Cinema de Locarno, Suíça, e recebeu o Prêmio da Crítica Boccalino D’Ouro como Melhor Filme. Foi também selecionado pelo 12º Festival do Rio; 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; 7º Amazonas Film Festival (onde recebeu uma Menção Honrosa); 15º Festival Internacional de Cinema de Kerala, Índia. Em 2011, no 26º Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, USA; 18º Festival Latino Americano de San Diego; 13º BAFICI - Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires; 5º BRAFFTv - Brazilian Film & TV Festival of Toronto; e 5º Festival Cineport.
Sobre o homenageado
Manoel Rangel nasceu em Brasília. Passou a juventude em Goiânia, onde estudou no Colégio Professor José Carlos de Almeida e no Liceu de Goiás. É cineasta, formado pela Universidade de São Paulo (1999), onde cursou o mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual (interrompido em 2005). Foi presidente da Comissão Estadual de Cinema da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2001-2002). Foi assessor especial do ministro da Cultura Gilberto Gil (2004/2005) e secretário do Audiovisual substituto (2004/2005), quando coordenou o grupo de trabalho sobre regulação e reorganização institucional da atividade cinematográfica e audiovisual no Brasil. Foi nomeado membro da Diretoria Colegiada da Agência Nacional do Cinema (Ancine) em 2005 e nela foi o principal responsável pela aprovação da Lei 11.437 (dezembro de 2006) que criou o Fundo Setorial do Audiovisual. Foi nomeado diretor-presidente da autarquia em dezembro de 2006 e reconduzido ao cargo em maio de 2009, com mandato até 20 de maio de 2013.
Sobre o filme convidado
Luz nas Trevas (SP). Dir. Helena Ignez e Icaro Martins. Fic._35mm_83'_2010.
Sinopse: Luz nas Trevas, continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, narra a história de dois dos mais famosos marginais de São Paulo. O bandido Tudo-ou-Nada é o fio condutor que atravessa essa história política e existencial. Adorado pelas mulheres, Tudo-ou-Nada segue a 'carreira' de seu pai, a fim de desfrutar de uma ampla variedade de prazeres mundanos. Como costumava dizer Luz Vermelha: "Eu tive as mais belas mulheres do terceiro mundo, mas nunca precisei usar violência para roubar joias ou beijos ".
Ficha Técnica: Produção Executiva: Sinai Sganzerla_Roteiro: Rogério Sganzerla_Fotografia: José Roberto Eliezer_Som: Tidê Borges e Lia Camargo_Montagem: Rodrigo Lima_Direção de Arte: Fabio Delduque_Cenografia: Fabio Delduque_Figurino: Sonia Ushiyama_Trilha Sonora: Sinai Sganzerla, Rodrigo Lima, Helena Ignez e Lúcio Branco
Elenco: Ney Matogrosso, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla, Sérgio Mamberti, Paulo Goulart, Mário Bortolloto, Arrigo Barnabé, Bruna Lombardi, Maria Luisa Mendonça, Sandra Corveloni, Simone Spoladore
Serviço
Assunto: Abertura do 7º FestCine Goiânia 2011
Data: Sexta-feira, 4 de novembro
Horário: 19h30
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, Centro)
Entrada franca
Homenagem: Manoel Rangel, diretor-presidente da ANCINE
Filme convidado: Luz nas Trevas (SP) – Direção: Helena Ignez e Icaro Martins – fic – 35mm – 83’ – 2010
Mais informações: 62 3524-1744 - http://www.festcinegoiania.com.br/
Autor: Patrícia Drummond
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela a atenção!