MAG APRESENTA EXPOSIÇÃO CIDADES CENSURADAS

domingo, 1 de julho de 2012

Por Assessoria do MAG

Instalação fotográfica do artista mineiro Rodrigo Campanella será aberta no dia 02 de julho, se estendendo até o final do próximo mês


O Museu de Arte de Goiânia (MAG) abre na segunda-feira, dia 02 de julho, às 20h, a exposição "Cidades Censuradas", com a instalação fotográfica do artista mineiro Rodrigo Campanella. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 29 de Julho. Com o projeto, premiado na 8ª Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o artista busca uma reflexão sobre a mudança do panorama urbano que ocorre em boa parte das metrópoles brasileiras, estabelecendo um ambiente de medo constante.

Cada vez mais os antigos edifícios passam por uma militarização e são substituídos por novos onde a fachada ostenta, acima de tudo, um preocupado sistema de segurança: câmeras, porteiros, vidros blindados, muros altos e grades. "É uma cidade que se isola em seu processo de transformação, intimidando pedestres e aqueles que frequentam o espaço público das calçadas, das praças, dos parques. Estamos discutindo a evolução da nossa própria concepção acerca de qual espaço é este de transição, onde convivem o público e o privado", afirma o artista.

Para as fotos, foi utilizada uma câmera analógica Hasselblad, numa inversão de características. Enquanto a imagem de formato quadrado gerada pela Hasselblad permite liberdade ao fotógrafo ao condensar as orientações “retrato” e “paisagem” no mesmo formato, no projeto o quadrado imagético da câmera é utilizado com a intenção de compor cada imagem como uma pequena cela, estável e quadrada, onde a paisagem da cidade é aprisionada. Seja na cena da mudança que rasga o horizonte ou no flagrante do medo consolidado em elementos de segurança mediando o contato com a rua, aparece a censura à visão completa da cidade.

O grande diferencial da exposição é que não será permitido ao público se aproximar das fotos. Ao redor das estantes usadas para a disposição das imagens, emolduradas como se fossem porta-retratos da decoração de uma casa, serão colocadas barreiras de diversos materiais. Os visitantes poderão circular em volta dos cercados feitos com grades, tapumes e fitas de segurança, mas só poderão ver detalhes das fotografias através das frestas e utilizando binóculos equipados com lentes escurecidas, que remetem aos vidros com insulfilm utilizados nas fachadas de muitos prédios.

Essa estratégia de exibir as fotos em um ambiente que se assemelha ao familiar, mas criar obstáculos e possibilitar ao público uma aproximação apenas através de binóculos, é explícita sobre a reflexão que Rodrigo Campanella levanta com este trabalho: a construção de um ambiente urbano, que cada vez mais pede distância, chegando ao ponto em que alguns locais da cidade podem ser vistos somente através de imagens, do lado de fora de muros, grades, vidros e câmeras, ou através de lentes de ampliação para alcançar o que já não pode ser percorrido e tocado.
Rodrigo Campanella
A temática urbana já é uma constante nos trabalhos e pesquisas do artista. Em projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (MG) em 2008, Rodrigo registrou a mudança urbana em Belo Horizonte através de imagens intimistas de demolições, construções e grandes reformas e realizou nove exposições na cidade entre 2009 e 2011, dentro da série “Horizonte em Construção”. 

Atualmente trabalha com outras séries fotográficas e instalações, centrado na temática da fotografia urbana e nas transformações das cidades brasileiras neste início de século. Cursando o mestrado em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trata da construção imagética das cidades e do imaginário urbano em jogos de ambiente aberto e ambientes programáveis. Também é crítico de literatura e narrativas gráficas na Rádio Inconfidência FM, de Belo Horizonte, tendo atuado com crítica de cinema e literatura no site Pílula Pop e na rádio Bandnews FM.

SERVIÇO
Assunto: Exposição “Cidades Censuradas”, do artista Rodrigo Campanella
Abertura: 2 de julho
Horário: 20h
Local: Sala Amaury Menezes do MAG - Rua 01, 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste
Informações e agendamento: 3524-1190 / 1196

Visitação: 3 a 29 de Julho de 2012
Horários: Terça a sexta: 8h30 às 17h30 / Sábado e Domingo: 10h às 17h
Produção: Anna Luiza Costa (31) 9613 2244

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!