Por ASCOM do Festival
O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe na próxima sexta, sábado e domingo, 17, 18 e 19, uma extensa programação musical com grandes destaques da cena local e nacional, além de dois convidados internacionais.
Serão 26 shows, divididos em dois palcos: o Palácio da Música e Palco Esplanada. A movimentação tem início às 18h, na sexta e no sábado, e às 20h, no domingo, com ingressos vendidos no local, no esquema Quanto Vale O show?, no qual o público colabora com o valor que acha justo, a partir de 5 reais.
Começando os trabalhos
O primeiro dia de Bananada no Niemeyer, começa com um mix de shows e estilos. Três bandas da locais, Nuvens Invisíveis, Dry e Cherry Devil abrem a maratona de shows. Na sequência, os mineiros da Di Bigode assumem o palco com suas experimentações e influências garimpadas no universo das artes plásticas, fotografia, vídeo e design. Do sul apresentam-se as bandas Uh La Lá (PR) e Walverdes (RS), que já lançou cinco fitas cassete e quatro CDs recheados de rock baseado no que já se fez de melhor no gênero: The Who, Stooges, Rocket From The Crypt, Nirvana, Mudhoney, Deep Purple e Bob Marley.
O empolgado quinteto das terras quentes do Rio Grande do Norte, Far From Alaska, traz a Goiânia o rock inspirado em Turbowolf e Warpaint. A banda começa o ano de 2013, com primeiro EP, 'Stereochrome', disponível para download e elogiado por Shirley Manson.
Cheios de história, os veteranos da goiana MQN (GO) se reúnem para uma apresentação especial durante o festival. Já a Black Drawing Chalks, considerada a banda local de maior destaque na atualidade, também passa por lá na sexta.
A BDC já tocou em todo o território brasileiro, participando dos principais festivais nacionais como SWU (SP), Abril Pro Rock (PE), Goiânia Noise (GO), Porão do Rock (DF), Lollapalooza, além de turnês no Canadá, Argentina e mais recentemente Estados Unidos, dividindo o palco com várias bandas de renome, dentre elas - Rage Against The Machine, Motorhead, Guns N’ Roses, Eagles Of Death Metal, Muse, The Datsuns, Nashville Pussy e Seputura. Formada em 2005, a BDC está na estrada desde 2006. São dois CDs de estúdio (Big Deal-2007 e Life Is A Big Holiday For Us – 2009) e um ao vivo (Live in Goiânia – 2010), sendo que o segundo álbum foi eleito pela revista Rolling Stone, como o sexto melhor álbum do ano, "My Favorite Way" foi considerada a melhor música de 2009, e seu videoclipe foi indicado como um dos melhores do ano no VMB 2009, premiação realizada pela MTV Brasil.
A BDC já tocou em todo o território brasileiro, participando dos principais festivais nacionais como SWU (SP), Abril Pro Rock (PE), Goiânia Noise (GO), Porão do Rock (DF), Lollapalooza, além de turnês no Canadá, Argentina e mais recentemente Estados Unidos, dividindo o palco com várias bandas de renome, dentre elas - Rage Against The Machine, Motorhead, Guns N’ Roses, Eagles Of Death Metal, Muse, The Datsuns, Nashville Pussy e Seputura. Formada em 2005, a BDC está na estrada desde 2006. São dois CDs de estúdio (Big Deal-2007 e Life Is A Big Holiday For Us – 2009) e um ao vivo (Live in Goiânia – 2010), sendo que o segundo álbum foi eleito pela revista Rolling Stone, como o sexto melhor álbum do ano, "My Favorite Way" foi considerada a melhor música de 2009, e seu videoclipe foi indicado como um dos melhores do ano no VMB 2009, premiação realizada pela MTV Brasil.
Da gringa, uma das atrações mais esperadas do festival, a banda norte-americana Mondo Generator. A banda liderada por Nick Oliveri, ex-baixista do Queen of The Stone Age, fecha a noite com sua mistura de stoner rock e punk rock. O polêmico baixista já causou por aqui, depois de tocar pelado e quase ser preso após um show do QOTSA no Rock in Rio.
Desde 2004, a Mondo Generator foi anunciada por Oliveri como sua banda em período integral. Com quatro álbuns no currículo, "Cocaine Rodeo" (1997), "A Drug Problem That Never Existed (2003), o acústico "Demolition Day"(2004) e "Dead Planet: Sonic Slow Motion Trail"(2006), este último gravado no Studio 606, de propriedade de David Groh.
A formação atual da banda conta com Nick Oliveri (baixo e vocal), Ian Taylor (guitarra), Supud (guitarra) e Hoss Wright (bateria).
Brendan Benson
O sábado começa com shows das bandas goianas Boogarins e Valentina, que realiza uma apresentação especial para o festival, além da Johnny Suxx and The Fuckin'Boys. Também sobem ao palco os gaúchos da Medialunas, banda formada por um dos casais mais hiperativos da cena independente atual: Andrio Maquenzi (Superguidis, Urso e Worldengine) na guitarra/vocal e Liege Milk (Loomer e Hangovers) na bateria/vocal.
Representando São Paulo, o rock alternativo da Single Parents, cujo primeiro trabalho, o EP "Could You Explain?", foi lançado em 2010. Em fevereiro de 2011, a banda deu início às gravações de "Unrest", e o local escolhido para este registro foi o estúdio The Seaside Lounge (NY), onde já foram gravados discos de artistas como Beirut, New Pornographers e The National. Buscando uma sonoridade "antiga" para as músicas, o grupo optou pelos gravadores de rolo. O responsável pela produção do CD é o americano Roger Paul Mason, que trabalhou com Dirty Projectors, Mike Patton e Holger. O disco conta com as participações da violinista Kotono Sato, Liege Leite (Loomer/Medialunas/Hangovers), que canta em "The Only Memory". Além dos músicos Christopher Williams (Violino e Viola) e Adam Lekach (Trompete). A mixagem é de Guilherme Toledo e masterização de Matthew Agoglia no estúdio Masterdisk (NY).
Outra banda do Rio Grande do Norte que aporta em Goiânia para o Bananada 2013 é a Camarones Orquestra Guitarrística. A banda potiguar de música instrumental rock, formada por Karina Monteiro (guitarra), Ana Morena (baixo), Anderson Foca (Teclado e efeitos), Artur Porpino (Bateria), e Leo Martínez (guitarra), mistura elementos de ska, pop e surf music. Desbravadora de novas rotas, a banda é considerada um dos grupos independentes mais ativos do país, já tendo viajado por todas as regiões do Brasil além da Argentina e Uruguai contabilizando mais de 400 shows desde 2008.
A Camarones Orquestra Guitarrística já possui alguns EPs e 2 CDs lançados. Agora se prepara para o lançamento do seu mais novo trabalho: “O Curioso Caso da Música Invisível”. O título do CD é baseado numa crônica de Braulio Tavares e, assim como os demais, será disponibilizado para download no site da banda.
O rock debochado, com letras incendiárias e discursos inflamados da escrachada banda goiana Rollin'Chamas promete ser um dos momentos mais divertidos e irreverentes da noite. Outro destaque local, a Cambriana chega com novidades, após o sucesso de seu primeiro álbum, "House of Tolerance", com o qual se destacou em todo o país.
Também vinda de Minas Gerais, a Fusile é considerada um dos talentos do ska brasileiro dos últimos anos e foi apontada com uma das revelações de 2011 da cena underground mineira. Seu disco de estreia, “The Coconut Revolution”, foi lançado em 2010 e contou com a mixagem de Stanley Soares, produtor de dois discos do Sepultura.
No sábado, o norte-americano Brendan Benson faz um dos mais esperados shows do Bananada 2013. Após três álbuns solo, Benson apareceu como vocalista e co-fundador da conceituada banda “The Raconteurs”. Dois álbuns e alguns anos depois, ele voltou a trabalhar sozinho e lançou “My Old Familiar Friend” (2009). Brendan está no Brasil para turnê do seu novo disco, “What Kind of World”(2012), representação da nova fase de sua vida e o primeiro a ser lançado pelo seu selo, o Readymade. O disco contou com a participação de Jon Auer (guitarra e baixo) e Ken Stringfellow (teclado e baixo), ambos do The Posies, da cantora Ashley Monroe e teve Joe Costa (Ben Folds, Johnny Cooper) como engenheiro de som. “Estou muito orgulhoso dessas musicas, liricamente.” – diz Benson.
Domingo de peso
A partir das 17h do domingo, o Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe o último dia de festival com shows das bandas goianas Aurora Rules, Girlie Hell, Kamura, Elma, Mugo e Hellbenders.
Programação paralela
Além dos shows, o Bananada 2013 passa, na sexta-feira, a partir das 13h, no Tribo Restaurante, com discotecagem do DJ Pedro Castro. No sábado, às 14h, é a vez da cantora Niela se apresentar EMI Cozinha Emocional. Já a tarde de domingo começa com o samba do Julio Lemos Trio, no Glória.
O UnConvention Goiânia 2013 promove a mesa de debate “Academia Brasileira de Música”, com a presença de Carlos Eduardo Miranda, Jonathas de Vargas, José Flávio Júnior e Marcos Boffa.
Carlos Eduardo Miranda, é um produtor musical gaúcho, jurado dos programas "Ídolos" e "Astros", do SBT. Lançou nomes como Raimundos, Skank, O Rappa, Virgulóides, Blues Etílicos, Cordel do Fogo Encantado, Cansei de ser sexy, Móveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre SA. Criou e dirigiu o site Trama Virtual, que é um projeto de distribuição online de artistas independentes. Produziu recentemente grandes projetos como o “Terruá Pará”, e a cantora Gaby Amarantos – um dos maiores nomes da nova música brasileira. Como jornalista da área de música, Miranda trabalhou para a revista Bizz.
Jonathas de Vargas é gerente da área de shows e festivais na GEO, plataforma de eventos ao vivo das Organizações Globo, desde a criação da companhia em 2010. Atua na unidade de negócios de entretenimento e é responsável pelas edições do Lollapalooza Brasil. Começou a trabalhar em 2006 no Grupo RBS, no sul do Brasil. Desde então, o gaúcho, que atualmente reside em São Paulo, trabalha em diferentes projetos do gênero, desde o planejamento inicial até a operação no local do evento.
José Flávio Júnior é jornalista, radialista e realiza curadorias de eventos musicais. Desde 2005, atua como crítico de música popular da revista Bravo!, publicada pela editora Abril. Também é editor-assistente da revista Billboard Brasil desde agosto de 2012. Como repórter e editor, trabalhou nas revistas Veja São Paulo, BIZZ e no site Usina do Som. Já publicou textos nas revistas Rolling Stone, Tam nas Nuvens, Vip, Playboy, Capricho, Isto É Gente, Jungle Drums (Inglaterra) e nos jornais Folha de São Paulo (cadernos Ilustrada e Folhateen) e O Estado de São Paulo (Caderno 2).
Marcos Boffa é nome conhecido do circuito festeiro e de shows do Brasil. Foi um dos sócios da falecida Motor Music, e ajudou a colocar de pé grandes festivais como o Sónar Sound, Nokia Trends, Motomix e o Planeta Terra.
PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA
17 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)
“COMO MACACO GOSTA DE BANANA”
1º Circuito Gastronômico de Goiânia Rock City
13h – 15h : PEDRO DE CASTRO (DJ set)
Local: Tribo Restaurante
Local: Tribo Restaurante
UN-CONVENTION GOIÂNIA 2013
15h – 17h30: Mesa 3 “Academia Brasileira de Música” com Marcos Boffa, Carlos Eduardo Miranda, Jonathas Vargas e José Flávio Junior.
FÁBRICA DO SOM
15h – 18h : UH LA LÁ! (recording session)
19h – 22h : NIELA (recording session)
Local: RockLab
Local: RockLab
BANANADA 2013
18h – 18h30 : NUVENS INVISÍVEIS [GO] - (palco esplanada)
18h30 – 19h : DRY [GO] - (palácio da música)
19h – 19h30 : CHERRY DEVIL[GO] - (palco esplanada)
19h30 – 20h10 : DI BIGODE [MG] - (palácio da música)
20h10 – 20h50 : UH LA LÁ! [PR] - (palco esplanada)
20h50 – 21h30 : FAR FROM ALASKA [RN] - (palácio da música)
21h30 – 22h10 : MQN [GO] - (palco esplanada)
22h10 – 23h : WALVERDES [RS] - (palácio da música)
23h15 – 00h15 : BLACK DRAWING CHALKS [GO] - (palácio da música)
23h15 – 00h15 : BLACK DRAWING CHALKS [GO] - (palácio da música)
00h30 – 02h00 : MONDO GENERATOR [USA] - (palácio da música)
Intervalos: PABLO KOSSA (DJ set)
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
18 DE MAIO (SÁBADO)
“COMO MACACO GOSTA DE BANANA”
1º Circuito Gastronômico de Goiânia Rock City
14h – 15h : NIELA
Local: Emi Cozinha Emocional
Local: Emi Cozinha Emocional
FÁBRICA DO SOM
15h – 18h : FAR FROM ALASKA (recording session)
19h – 22h : DRY (recording session)
Local: RockLab
BANANADA 2013
18h – 18h30 : BOOGARINS [GO] - (palco esplanada)
18h30 – 19h : VALENTINA [GO]- (palácio da música)
19h – 19h30 : JOHNNY SUXXX AND THE FUCKIN' BOYS [GO] -(palco esplanada)
19h30 – 20h10 : MEDIALUNAS [RS] - (palácio da música)
20h10 – 20h50 : SINGLE PARENTS [SP] - (palco esplanada)
20h50 – 21h30 : CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA [RN]- (palácio da música)
21h30 – 22h10 : ROLLIN' CHAMAS [GO] - (palco esplanada)
22h10 – 23h : FUSILE [MG] - (palácio da música)
23h15 – 00h15 : CAMBRIANA [GO] - (palácio da música)
00h30 – 02h : BRENDAN BENSON [USA] - (palácio da música)
Intervalos: LUCAS MANGA (DJ set)
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
19 DE MAIO (DOMINGO)
“COMO MACACO GOSTA DE BANANA”
1° Circuito Gastronômico de Goiânia Rock City
13h – 15h: JÚLIO LEMOS TRIO [GO]Local: Glória Bar e Restaurante
FÁBRICA DO SOM
15h – 18h : MEDIALUNAS (recording session)
19h – 22h : BRUNA MENDEZ (recording session)
Local: RockLab
Local: RockLab
BANANADA 2013
17h – 17h40 : AURORA RULES [GO]
17h50 – 18h30 : GIRLIE HELL [GO]
18h40 – 19h20 : KAMURA [GO]
19h30 – 20h10 : ELMA [GO]
20h20 – 21h : MUGO [GO]
21h10 – 22h : HELLBENDERS [GO]
Intervalos: RENATÃO (DJ set)Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (palco esplanada)
Serviço
15º Festival Bananada
De 13 a 19 de maio
Realização: A Construtora – Música e Cultura
15º Festival Bananada
De 13 a 19 de maio
Realização: A Construtora – Música e Cultura
Co Produção: Pandarus Música Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela a atenção!