Disco Nota 11: Loaded - Velvet Underground

domingo, 18 de agosto de 2013

Por Paulo Fernandes para rockontro.com


 MALDIÇÃO DOS 10 MAIS

Sou fanático por listas. A lista dos meus 17 álbuns prediletos, a dos meus 44 filmes mais queridos, a dos 9 lugares que mais gosto, e por  vaiGosto também de ver as listas das 10 maisque desde sempre a imprensa especializada faz com relação à música e aos músicos.

tipo de lista especializada que mais gosto de consultar é a dos 10 melhores álbuns.Constato que obviamente elas nunca “batem” totalmente com minhas opiniõesmas por vezes incluem coisas que eu penso que não mereciam estar  (cheguei até a fazer uma paródia“Os 10 Piores Melhores Álbuns”). Um álbum recorrente nessas listas oficiais é “The Velvet Underground and Nico”ou o “Disco da Banana”.



Tudo bem que esse disco tem uma importância histórica para o rock, abriu muitas portas et cetera e talmas musicalmente eu não gosto muito dele. E por causa dessas listas e desse disco eu acabei não dando muita bola ao restante da produção do Velvet Underground.


MARISA MONTE

Essa história  começou a mudar quando eu conheci a música Pale Blue Eyes (do terceiro disco do V.U.) cantada pela Marisa MonteLembro-me de escutar essa músicapor volta de 1994, no carro eu e, a então pequenaCarolina  indo para Três Ranchos. Música lindaMinha curiosidade despertou e fui tratar de conhecer mais um pouco dos outros álbuns do Velvet Underground.




LOADED

E em minhas pesquisas eu “descobri” o quarto álbum do V.U., “Loaded” de 1970.



Contando com músicas mais “leves” do que os “pesados” trabalhos anteriores, “Loaded” é um álbum musicalmente mais rico e se beneficia com uma excelente produçãoNa verdade este álbum é uma tentativa de melhorar o desempenho comercial da banda que sempre vendeu muito pouco.

Acho espetacular a capa do álbum com sua atmosfera psicodélica. E começar com a solar e maravilhosa Who Loves the Sun (presente na trilha sonora do filme “Alta Fidelidade”) era para derrubar qualquer resistência que eu um dia tivera para citar mais algumas faixas,estão aqui os clássicos Sweet Jane e Rock & Roll.



Sobre esta última música disse Lou Reed“Ela fala de mim, se eu não tivesse ouvido rock and roll no rádio quando criançajamais desconfiaria que havia vida no planetaFoi o rock que me salvou.”

John Cale não estava mais na bandaMaurren Tucker não participouapesar de estar creditadadas gravações por estar grávida e seria o último disco com a participação de Lou Reedque aliás não gostou de terem editado algumas partes do disco.



Problemas e polêmicas à parte, “Loaded” é um álbum que me é muito querido, além do que mostra-nos que não devemos desistir na primeira tentativauma lição que espero ter aprendido.

FAIXAS

Todas as músicas compostas por Lou Reed.

Lado 1
1) Who Loves the Sun
2) Sweet Jane
3) Rock & Roll
4) Cool It Down
5) New Age

Lado 2
1) Head Held High
2) Lonesome Cowboy Bill
3) I Found a Reason
4) Train Round the Bend
5) Oh! Sweet Nuthin


MÚSICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!