Gramado/RS on Board - Primeiras Impressões

quinta-feira, 5 de setembro de 2013



A primeira sensação ao chegar no terceiro destino mais desejado do Brasil, segundo o site da própria cidade , foi o de sentir em casa. Memorias doces e fartas da casa da nonna, o cheiro da tradição que minha família carrega. Além de não precisar de se preocupar em repetir, soletrar e explicar seu sobrenome.

Das ruas floridas, aos detalhes da arquitetura Ítalo-Germânica, à hospitalidade de um povo trabalhador, tudo encanta o visitante. 

Em Gramado encontra-se estadia confortável e hospitaleiras nos hotéis e pousadas. Na rede gastronômica, a boa e farta comida italiana, além dos sabores dos Alemães, tudo fazendo o turista engordar um pouco. ....HUM! Sem esquecer vinhos e chocolates maravilhosos, que podem serem pedidos a cada esquina.


Seguindo a risca o Plano Diretor da cidade, somente se encontra traços da arquitetura bávara, o colonial italiano, e as casas montadas através de encaixes de madeira, o enxaimel.  

Shopping Center simplesmente não existem em Gramado, mas, sim uma eficiente infraestrutura comercial com empreendimentos voltados para a venda de peças de couro, malharia, chocolates caseiros, móveis e produtos coloniais. Preços justos, por produtos de qualidade, e sempre respeitando o consumidor, apresentando preços diferenciados para a compra em dinheiro e outro no cartão.


O respeito as culturas dos imigrantes Alemães e Italianos é forte também na preservação de eventos Natalinos, e outros festivais bem próprios desses dois povos, que acontece através da música, danças, jogos e culinária típica. Não esquecendo da presença bem devota ao catolicismo, presente em vários locais, através de pequenas grutas com imagens de santos.



Forte presença católica (Lago Negro)


As quatro estações do ano são bem definidas, e fazem com quem goste de apreciar a natureza, emoções inesquecíveis. Aliás a paisagem lembra muito a Européia, bem como o clima no inverno. Aos arredores  a vista se perde em meio uma paisagem por vales, rios e cachoeiras. Essa tranquilidade também invade as ruas da cidade de Gramado, em que os índices de criminalidade e violência são baixos.

Lago Negro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!