Folia sobre duas rodas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Por Luisa Dias

Motociclistas experientes dão dicas de passeios especiais para quem quer curtir o Carnaval em clima de aventura e liberdade
Com dois grandes feriados na agenda, o Carnaval, de 1º a 5 de março, e a Semana Santa, de 17 a 20 de abril, muitos motociclistas do Brasil vão aproveitar a folga para percorrer as estradas do País em busca de aventura, liberdade e belas paisagens. São de quatro a cinco dias de folga, tempo suficiente para conhecer novos lugares e aquecer os motores das motocicletas.
Segundo a empresária Ana Flávia Abrão, que é responsável pela gerência de três concessionárias de motos em Goiânia (GO), o sucesso deste tipo de viagem depende de vários fatores, mas o essencial é o planejamento. “É preciso pesquisar sobre o destino, o caminho a ser feito e, antes disso, garantir a revisão do veículo”, explica ela, que também é motociclista.
Entre os roteiros sugeridos por Ana Flávia, estão a Cidade de Goiás, a 141 quilômetros de Goiânia, e Pirenópolis, a 121 km. “Lugares que reúnem a história de Goiás e natureza abundante, o que permite belas paisagens para quem viaja de moto”. Além disso, pelas curtas distâncias, a assistência técnica e a segurança dos passageiros são mais garantidas. “Em grandes trechos, é preciso pesquisar oficinas autorizadas e postos de combustíveis para não ficar a pé no meio do percurso”.
O arquiteto Alladio Teixeira Alvares Júnior, 68, é motociclista desde os 14 anos e já viajou por estradas em todo o Brasil. Em feriados e finais de semana, ele gosta de aproveitar a moto Versys 1000, da Kawasaki, para viagens curtas. Ele indica sair de Goiânia cedo para almoçar em Itauçú (70 km), na Churrascaria do Gaúcho, ou ir à Hidrolândia (35 km), e passar a tarde no restaurante Banana Menina. “É um passeio de um dia só, mas que garante diversão”.
Outra dica do arquiteto é o Salto do Itiquira, em Formosa (282 km), logo após Brasília. “Este passeio é mais longo, mas garante paisagens ainda mais bonitas”. Mas os destinos não podem ser a única preocupação dos viajantes, segundo Alladio. Equipamentos de segurança, revisão do veículo e companhia estão entre as prioridades do arquiteto, que sempre viaja acompanhado da esposa e de mais dois ou três casais. “Um grupo pequeno é bom, porque há mais harmonia na escolha dos programas”.
Viajar em grupo também é a primeira condição para o empresário Gustavo Morbeck, 39, tirar a sua motocicleta Versys, Kawasaki, da garagem. No ano passado, ele foi com um grupo para Assunção (Paraguai), no último Carnaval. Ele rodou 3.900 quilômetros para conhecer a cidade paraguaia. “ Na ida fomos por Campo Grande e voltamos por Foz do Iguaçu”. A viagem mostrou para Gustavo os contrastes do país vizinho. Este ano ele pretende ir ao Sul e ao Nordeste.
A dica dele é saber, antes da partida, lugares para hospedagem, restaurantes, atendimento médico, postos de combustíveis e oficinas. Além disso, ele leva na bagagem o essencial para garantir segurança e algum conforto na longa estrada.

Dicas para a viagem:
- Antes da partida, verifique se está em dia com os itens de segurança, como a lubrificação da corrente, o nível de óleo e as luzes, além de calibrar os pneus.
- Não se esqueça de colocar na bagagem itens de primeira necessidade, como o kit de ferramentas, a silver tape e o reparador de pneus.
- Confira também as condições das rodovias que serão percorridas e o roteiro da viagem, prestando atenção se existem postos de gasolina e restaurantes ao longo do trajeto.
- Respeite os limites de velocidade e procure fazer pequenas paradas para alongar e descansar o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!