O Poder da Fé - Medalha Milagrosa

segunda-feira, 4 de março de 2013

Como sempre tenho dito, não importa a mim, a religião, o que acredito é no poder da fé em nosso Pai Celeste. Respeito a todos que acreditam em Deus, e que procuram fazer o melhor ao irmão, aquela pessoa que está sempre ao nosso lado. Para mim, esse é o grande diferencial do Amor de Deus, em nossas vidas. Seja protegendo, guiando, ou mesmo acalentando nossos corações sedentos por paz.

Há alguns meses,  acredito que não foi fortuitamente, recebi pelos Correios, um envelope, que tinha como emissor uma associação religiosa Paulistana. Dentro havia uma carta, um livreto, um boleto bancário para a possibilidade de uma doação, e uma medalha. Era a Medalha Milagrosa. O que mais achou a atenção, foi a frase: "As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança”.

Tenho algumas medalhas com o rosto de Cristo e símbolos que representam o Espirito Santo, algumas que ganhei de pessoas amigas e outras de desconhecidos. Acho bem bacana o uso dessas medalhas, seja como uma joia, mas, principalmente como objeto que a todo momento nos lembre da nossa ligação com o nosso Pai Criador.

Também achei muito interessante a leitura do livreto, que fala da importância de estar em plena sintonia com Deus. No caso, é sugerido além do uso da Medalha, o hábito da oração diária que é feita através da meditação da novena, em prol de uma questão a ser trabalhada naquele momento.

Deste então, faço desta novena um hábito. Percebo uma serenidade maior  em relação a minha postura diante os percalços da vida, bem como uma infinita gratidão para com tudo o que recebo de meu Pai Celestial. Acredito que mesmo quem não tenha a medalha, vale e muito a meditação proposta pela novena. Assim, sempre que vejo alguém aflito por qualquer o motivo, sugiro que conheça o Poder da Fé, e que pode ser também através dessa novena.

Para vocês, pesquisei sobre a  Medalha Milagrosa em sites de associações religiosas devotas desse objeto de fé. Descobri a existência em nossa capital, de uma Igreja e de uma Capela com o nome: Medalha Milagrosa. Na capital Francesa, há um templo à ela reservado. Além de outras tantas cidades que possuem igrejas com o mesmo nome.

Sobre a Medalha Milagrosa


A Medalha é composta por dois lados. Na frente, em volta da Medalha lê-se a frase: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós". Nossa Senhora mandou colocar na Medalha esta curta oração para que ela fosse repetida com freqüência. Ainda neste lado está a Santíssima Virgem de pé sobre o globo terrestre: que significa que Ela, além de ser Nossa Mãe do Céu, é também a Rainha da Terra e de todo o Universo. Ela esmaga sob seus pés uma serpente que representa o demônio, que tenta continuamente os homens com o intuito de levá-los para o inferno. De seus dedos saem raios de luz, que representam as graças que a Santíssima Virgem concede aos que se devotam a Ela. 


Do outro lado, o grande "M" tendo sobre si uma cruz, que é a inicial do nome de Maria. A cruz é a Cruz de Jesus, que morreu por nós. Aos pés da Cruz encontra-se Maria que sofre e nos anima em união completa com Jesus. Em volta desse lado estão desenhadas doze estrelas: é a coroa da Santíssima Virgem. Como Rainha do Céu e da Terra, Nossa Senhora tem uma coroa de doze estrelas que representam seu poder sobre toda a Criação. Tudo o que Ela pede a Deus, Ela obtém. Lado a lado, estão o Coração de Jesus e o Coração de Maria. Duas pequenas chamas indicam que eles queimam de amor por nós. À esquerda, o Coração de Jesus está envolto por uma coroa de espinhos e tem uma chaga aberta que sangra. São nossos pecados e nossas más ações que O fazem sofrer: para redimir nossos pecados Ele foi coroado de espinhos. Ele morreu na Cruz e Seu Coração foi transpassado por uma lança. À direita, o Coração de Maria está atravessado por uma espada que representa toda a dor que Ela sentiu durante a Paixão de Seu Filho por nós. Ela ofereceu esses sofrimentos em união aos de Jesus para que nós nos salvemos e possamos ir ao Céu.


Sobre a aparições de Nossa Senhora e a Medalha Milagrosa


No final da tarde do dia 27 de novembro de 1830, aconteceu a primeira aparição Nossa Senhora nas quais Ela revelou a Medalha a Santa Catarina Labouré. Depois quando da morte de Santa Catarina Labouré, em 1876, a tiragem mundial da Medalha já ultrapassava um milhão de exemplares. Inúmeras conversões, curas e proteções extraordinárias, lhe conferiram rapidamente a sua fama de "Medalha Milagrosa".




A novena:



Novena da Medalha Milagrosa


1 - Sinal da Cruz
2 - Ato de Contrição
3 - Leitura do Dia
4 - Súplica a Nossa Senhora



2 - Ato de Contrição

Meu bom Jesus que por mim morrestes na cruz, tende piedade de mim, perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.


3 - Leituras



1º Dia - 1ª Aparição

Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso, se nos privarmos dos gozos terrenos.


2º Dia - Lágrimas de Maria

Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de Seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos do fruto de suas lágrimas.


3º Dia - Proteção de Maria

Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: "Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças". Sede para mim, Virgem Imaculada o escudo e a defesa em todas as necessidades.


4º Dia - Segunda Aparição

Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal. Nessa aparição se vê seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!


5º Dia - As Mãos de Maria

Contemplemos, hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos. "Estes raios - disse Ela - são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que mas pedem e aos que trazem com fé minha medalha".
Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada nô-las alcançará.



6º Dia - Terceira Aparição

Contemplemos Maria aparecendo à Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor muitas graças. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e, como escudo, ela nos protegerá nos perigos.


7º Dia da Novena

Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa, Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta terra, minha fortaleza e defesa na vida e na morte, meu consolo e minha glória no Céu.


8º Dia da Novena

Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos, que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem e abrasem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.


9º Dia da Novena

Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.


4 - Súplica a Nossa Senhora

Ó Imaculada Virgem! Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplarmos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada, pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés, para vos expor durante esta Novena, as nossas mais prementes necessidades... (pede-se a graça).


Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre, verdadeiros cristãos. Amém.



Santíssima Virgem! Eu creio e confesso, vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado filho, a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte, e a graça... que peço com toda confiança. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!