Por Lambada Comunicação
Quinta edição da Vanitas vai contar com obras inéditas de 20 artistas renomados de diversos estados
Augusto dos Anjos-Serifrafia sobre madeira-2014 Oscar Fortunato |
São expositores desta edição os goianos Oscar Fortunato, Rustoff, Wolney Fernandes, El Mendez e Lupe, radicada no Rio de Janeiro; a carioca Mana Bernardes, os paulistas Zé Otávio, Thais Ueda, Rage, Sabrina Eras, Nick Alive, Carlos Rezende, Leandro Dário, Mariana Martins e Fernanda Guedes — que expõe também obras do projeto “Tara”, em parceria com Tony de Marco; os catarinenses Nestor Jr e Ramon Rodrigues; a potiguar Sabrina Bezerra e o mineiro Leo Brizola.
Mana Bernardes e Mariana Martins são dois dos nomes nacionais que a Vanitas 2014 traz este ano para Goiânia. Mana ficou conhecida do grande público pelos seus trabalhos em parceria com a Tok Stok, e mais recentemente pelas obras expostas na novela “O Rebu”, que foi ao ar entre julho e setembro pela Rede Globo. Já Mariana, filha do mestre brasileiro Aldemir Martins, é fundadora da Choque Cultural, uma das mais influentes galerias de arte do País.
O mineiro Leo Brizola também participa desta edição. Leo estudou na Escola Guignard, em Belo Horizonte, e é conhecido por seus polípticos em grandes formatos pintados com tintas que ele mesmo confecciona. Hoje o artista, que tem mais de trinta anos de carreira, é curador do Galpão Paraíso, espaço que trabalha com artistas coletivamente, promovendo cursos e exposições na capital mineira.
A Serigrafada Plus também será realizada durante o evento, por Oscar e Rustoff. Happening já tradicional da galeria, têm o valor de R$ 25 cada aplicação. Qualquer peça de vestuário pode ser serigrafada, desde que seja de algodão.
Morte e intolerância
Este ano a exposição tem uma curadoria mais ampla, e busca questionar, além da vaidade e a brevidade da vida, a igualdade e o respeito. A curadora responsável pela Vanitas, Lydia Himmen, acredita que a caveira seja um símbolo capaz de aglutinar todas essas provocações.
“Muito se fala do que o outro faz ou deixa de fazer. Estamos caminhando para uma ditadura do corpo e da mente, quando deveria ser exatamente o contrário. O que precisamos é de educação para nos libertar, não de leis para nos aprisionar”, afirma Lydia.
Sem nome-2014 Sabrina Eras |
Vanitas
‘Vanitas’, em latim, significa ‘vazio’, ‘futilidade’ e simboliza o vazio do que é efêmero, das coisas terrenas. É o vocábulo latino que, no português, está tanto na origem do substantivo ‘vaidade’ quanto na do adjetivo ‘vão’.
É possível, assim, entender a maior parte das naturezas mortas não apenas como demonstração de virtuosismo artístico, mas como alegorias morais, mensagens que lembram ao ser humano a passagem do tempo e, sobretudo, a certeza da morte e transitoriedade da vida.
A Plus Galeria tem o propósito de democratizar o mercado artístico, explorando novos mercados e novos públicos consumidores. Vende obras de diversas técnicas, tamanhos e preços, todas 100% feitas pelos próprios artistas, para pessoas das mais variadas idades e lugares do país e do mundo.
Fundada em 2010, a Plus vem consolidando ao longo do tempo seu papel de formadora de apreciadores e investidores em arte, e de fomentadora de um mercado mais justo e criativo para criadores e consumidores.
Ao reunir no mesmo espaço bicicletas, skates e móveis desenvolvidos por designers cariocas, além de peças de roupa e acessórios, a Mapi 49 permite uma experiência de consumo consciente e integrada, e oferece um ambiente aconchegante para seus clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela a atenção!