Uma nova perspectiva da grade curricular

domingo, 22 de novembro de 2009

Quando era adolescente, e estava no Ensino Médio, naquela época Segundo Grau, achava muita bobogem aprender toda aquela informação sobre Biologia, Química, Física, Matemática...para mim era muita perda de tempo.
Ainda, acredito que muito do que é ensino, só é interessante para quem prentende cursar faculdade em áreas bem específicas. Por outro lado, hoje acho bem válido que as escolas tenham em sua grade curricular o ensino do que é básico referente a cada disciplina citada.
De dirigir um automóvel, a cozinhar, e até mesmo cuidar de si próprio, usamos as teorias ensinadas.
Precisamos saber que para esterilizar algo, podemos usar a água em ebulição. Ao dirigir, entender sobre velocidade, e questões referentes ao uso do farol evitam acidentes. Na cozinha, a Matemática Básica é bem útil para medidas em receitas dobradas...
Enfim, é importante sim o estudo dessas matérias. Mas, acredito que a grande deveria ser reformulada e direcionada para o ingresso futuro do aluno na Universidade.
Precisamos de alunos na Universidade com boa bagagem cultural e intelectual. Mais, pessoas formadoras de opinião e com valores morais e éticos.
A grade curricular deveria priorizar essa perspectiva.

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