Gustav Klimt

quinta-feira, 18 de junho de 2009


Gustav Klimt (1862 -1918) - Pintor simbolista austríaco, nasceu em Baumgarten (Viena). Estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas, e associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art nouveau austríaco. Klimt adquiriu a prática de desenho ornamental, além de cursos sobre a teoria de projeções, perspectiva e teoria do estilo.
A obra de Klimt passa por fases diferentes: a primeira, é marcada por um carácter histórico-realista, também associada à dualidade de Viena (realidade e ilusão). Desta época datam os desenhos para as alegorias "A Escultura" e "A Tragédia" (1896 e 1897).
No período Dourado a sua última grande pintura mural é o Friso Stoclet (1905 a 1909). É neste período que experimenta uma mudança no estilo, com motivos geométricos, deixando aparecer apenas algumas partes essenciais realistas, ainda é usada uma cobertura ao estilo bizantino, bastante cerrada, como mosaicos, onde o realismo e a abstracção se confrontam. Em "O Beijo" (1907/08), baseado em si mesmo e na sua amante Emilie, a mulher fatal aparece submissa, comunica uma sexualidade latente. "O Beijo" constitui o auge do período dourado. Já "Dánae" (1907/08) a sua provocação afirma-se de modo mais óbvio, junto à figura da mulher ruiva adormecida surge aquilo que muitos interpretam como uma torrente de moedas de ouro e espermatozóides.
Na primeira década do século XX o expressionismo faz com que o estilo dourado de Klimt deixe de ser usado. Em 1909 Klimt em Paris conhece as obras de Toulouse-Lautrec, fazendo com que Klimt deixe os motivos geométricos e o ouro. Sâo desta fase "O Chapéu de Plumas Negras" (1910); "A Vida e a Morte" (1916); "A Virgem" (1913). Ainda neste período, Klimt faz pinturas de jardins, paisagens campestres e do Castelo Kammer, refletindo as influências do cubismo, como a inclusão de elementos naturais e de construções.Suas últimas obras voltam-se para um lado mais erótico. São mais de 3000 desenhos, tendo como exemplo: "Mulher sentada com as coxas abertas", "Adão e Eva", "A Noiva"” e "Masturbação feminina ". Na época acusaram Klimt em “Ornamentação e Crime” do seu exagero erótico.


Referência: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!