That´s our Monalisa

quinta-feira, 18 de junho de 2009


Minha obra preferida é do pintor austríaco Gustav Klimt. Adele Bloch-Bauer, levou três anos para ser concluída, e mede 138 x 138 cm, sendo pintura em óleo e ouro sobre tela. Foi um pedido do industrial Belga Ferdinand Bloch-Bauer, que o apoiou financeiramente, sendo retratada a sua esposa, que leva o nome do quadro. Klimt pintou também mais duas telas, sendo uma outra intitulada Adele Bloch-Bauer II.
A Obra – Era intenção de Adele, que as obras de Klimt fossem doadas ao Austrian State Gallery. Quando os nazistas invadiram a Áustria, seu viúvo teve que deixar a Suíça, sendo toda a sua propriedade confiscada. Anos mais tarde, no testamento de Bloch-Bauer, o seu desejo era que sua herança deveria ser passada aos sobrinhos. Após uma disputa com o Governo Austríaco, foi estabelecido em 2006, que a sobrinha de Bloch-Bauer, Maria Altmann ficaria com essa e outros quatro pinturas de Klimt, sendo vendida para Ronald Lauder. Como Lauder disse e compartilho de sua opinião “This is our Mona Lisa”.
Meu interesse por Klimt deve-se as suas obras parecerem um misto de fotografia com pintura. A sensação é a de que, quando se olha alguns de seus quadros, parecer o personagem sair da tela. O rosto inspira uma verdade fotográfica, enquanto o resto do corpo emaranha-se em tinta, cor e ouro. Outro aspecto é a referência bizantina.
Para mim, Klimt é imbatível, e Adele Bloch-Bauer é magnificamente enfeitiçante. Seduz o admirador com seu olhar, atraindo para a infinitude do legado de Klimt.
Visite para conhecer mais obras de Klimt: http://www.gustavklimtcollection.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!