Uma série de valores - Beverly Hill 90210

terça-feira, 30 de junho de 2009

Presente em dois importantes momentos da minha vida, na juventude como Barrados no Baile, e agora na maternidade Beverly Hills 90210, é uma das minhas séries de tv favorita. Hoje, revendo os episódios, percebo o quanto os valores de fraternidade, lealdade, fizeram a trama tão popular nos anos de 1990.
Seu enredo é leve, romântico, educativo. Trata de temas concernentes a juventude da época, sem ferir valores e o respeito de cada um. A família, a amizade, a disciplina são bem representados pelos amigos do West Beverly High School, a fictícia escola pública localizada em no famoso bairro de Beverly Hills, em Los Angeles (Califórnia).
Os gêmeos Brenda e Brandon Walsh, inciam a série tentando adaptar a comunidade rica de Beverly Hills. Vindos de St. Paul (Minneapolis), encontram nos amigos Kelly Tailor, Donna Martim, Steve Sanders, Andrea Zuckerman, Dylan McKay e David Silver, suporte para enfrentar os problemas que atingem a vida de qualquer adolescente.
Na primeira temporada acontece a morte de Scott Scanlon, o melhor amigo de David. Este que estava presente quando o amigo brincando com uma arma morre com um tiro acidental. O fato faz com que David aproxime-se do grupo de amigo. Logo David conquista Donna, tornando o seu namorado.
Questões como brigas de namoro, alcoolismo, drogas, problemas com teste escolares, são destacados durante as primeiras temporadas. Brenda namora com Dylan durante quase todo o High School, que no final deste período é trocada pela melhor amiga Kelly. Esta que teve um romance como amigo Steve. A nerd Andrea sonha com Brendon, sem conseguir atingir seus objetivos. O politicamente correto Brendon tem seus romances com outras garotas.
Discordando, mas sempre mantendo a amizade o grupo de amigos termina o high school, e entram na Universidade da Califórnia. Enquanto seguem caminhos diferentes e conhecem novas pessoas na descoberta do mundo, sempre mantem fortes os laços de amizade e companheirismo.
Na quarta temporada, Brenda sai de cena, e entra a vampira* Valerie Malone, *como Steve a denominou, afinal foi rejeitado pela moça. Posso dizer que apesar de achar Brenda um pouco chata e as vezes incosequente, prefiro ela a segunda. Aquela é a falsidade invejosa em pessoa.
Mas, o que me fez emocionar, foi a saída de Andrea da série. Após, cometer todos os atos que jamais se esperava de uma pessoa tão engajada, disciplinada, e bem informada. Andrea engravida, casa, passa por uma gravidez conturbada, tem que deixar seus sonhos de trabalho e independência, cai nas graças da traição conjugal. Mas, como tudo em Beverly Hills 90210, se resolve logo, o casamento é preservado. Quando eles se despendem, no Peach Pit, percebe-se que o que realmente o mais precioso que temos são os valores vindos da família, e da amizade verdadeira.
Todos os personagens sofrem com suas incertezas, angustias, e anseios. Os problemas de separação familiar, tema que deixa de ser tabu na década em que a série foi exibida, como o que acontece com David, e apesar de tudo ele consegue superar as drogas. Ou a vida desestruturada do órfão revoltado Dylan, que tem em seu âmago valores morais e éticos.
Como foi pregado pelo governo W. Bush, Donna preserva a castidade até o final. Os pais dos gêmeos Walsh, Cindy e Jim, representam a típica família americana, coerentemente corretos.
A fórmula de Aaron Spelling continua a ser copiada. Mas nunca outro programa conseguiu se igualar à série. Foram dez anos no ar e milhões de espectadores em mais de 100 países, com cerca de 200 milhões de fãs em todo mundo. O sucesso verdadeiro inspirou o canal CW a fazer uma nova versão com o nome de 90210, o conhecido CEP do bairro de Los Angeles.
Além do que já foi mencionado, percebo certas homenagens a ícones da cultura americana. O visual de Brando, que lembra bem o Rei do Rock, Elvis Prestley, (por não falar do sobrenome do ator... Priestley, bem parecido...). O transgressor Dylan Mackay e seu porshe, que caem de um precipício após o uso de drogas, mas com a sorte diferente de James Dean. A Donna inspiradora de Richie Valens, e seduzida pela música tocada na rádio dirigida por David.
Barrados no Baile me ajudou em muitos dos meus dilemas juvenis, além de termos passado por todo o colegial juntos, e ingressado na Universidade quase ao mesmo tempo. Beverly Hills 90210 tem sido meu suporte nas madrugadas que tenho amamentar o meu bebê. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!