RITA GUERRA: TALENTO MULTIFORME

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Reportagem: Brasigóis Felício www.goiania.go.gov.br 03/10/2005 - 11:22h
A mostra individual de pinturas em acrílico sobre tela de Rita Guerra, no Centro de Memória e Referência de Goiânia até o dia 20, assinala o talento desta artista nascida em Itaberaí, que se empenha em realizar seu próprio trabalho criador, ao mesmo tempo em que ministra aulas de pintura e atende a colecionadores e apreciadores da arte.

O domínio da arte de pintar permite-lhe expressar em diferentes temáticas e técnicas, em que se coloca à mostra seu domínio e rigor formal. Na série pintura, em que seus temas são naturezas mortas, impressiona o partido que tira do efeito luz e sombra, passando assim uma visão bucólica do esplendor da natureza. Pois há sempre uma luz a nos guiar, nas curvas do caminho, ou nas esquinas da vida. Na série de retratos permite-se ironizar o charuto freudiano, ressaltando-se, ao fundo da figura do criador da psicanálise, a sombra a representar as profundezas do inconsciente.

Nas telas circulares permite-se incursões no experimentalismo, com reminiscências do cubismo. Nos copos de leite, como na natureza, nem tudo é deleite. Na tela em que se destaca o Monumento ao Trabalhador, de Neusa Moraes, aparece, ao fundo, uma visão da urbe verticalizada. Na tela intitulada Casulo, representa a perfeita geometria (e harmonia) em que vivem e trabalham as abelhas. Em Abstrato II (como se fosse um tríptico) a pintora dá asas à leveza da imaginação. Em Abstrato V vemos, em técnica mista, o fulgor da luz, a rasgar as trevas abissais. Na tela Tempo de Mistério, a artista evoca a arte rupestre, que o homem primitivo deixou nas pedras e cavernas.
A exposição deixa patente o virtuosismo técnico de Rita Guerra, que reúne condições para firmar-se no cenário das artes no Brasil Central, quando decidir-se por uma linguagem que venha a marcar e individualizar sua personalidade criadora.

Um comentário:

  1. Patrícia, legal, parabêns pelo seu blog, é interessante ...

    Vou encaminhar para alguns conhecidos.


    Abraço.


    Wanessa Felipe

    ResponderExcluir

Obrigada pela a atenção!