Cupom de desconto é novo modelo de negócio

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Por Comunicação Coorporativa relacionamento com a mídia

Startup goiana atrai consumidores com descontos gratuitos, que podem ser planejados antes de sair de casa. Plataforma serve como marketing e divulgação para empresas
Enquanto as compras coletivas começam a perder representatividade no e-commerce, uma nova modalidade de negócio promete inovar no relacionamento on-line com os consumidores. Os portais que oferecem cupons gratuitos de desconto ganham espaço no comércio brasileiro pela simplicidade e eficiência de suas ofertas. Seguindo uma tendência americana, onde 95% da população adulta já usou esta modalidade, 20% dos brasileiros pesquisam cupons de descontos e promoções antes de sair de casa.
Em Goiânia, a startup Guia de Cupom é a primeira a oferecer esta ferramenta pelo site e por aplicativo móvel. Desde agosto o serviço começou a funcionar em novo formato e com 51 parceiros, em diversas áreas de serviços e produtos, como beleza, alimentação e educação. Só em setembro foram gerados 5.670 cupons. Os descontos oferecidos vão de 10% a 70%. Para ter acesso, basta o usuário ser cadastrado, selecionar a promoção desejada, gerar um código e apresentá-lo no estabelecimento.
Diferente dos sites de compra coletiva, os consumidores só têm gasto quando fecham negócio, evitando assim o desperdício de promoções nunca utilizadas. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, os consumidores americanos usaram 3,3 milhões de cupons de desconto em 2010 e economizaram cerca de US$ 3,7 bi em suas compras. Para cada 100 visualizações de um cupom, 27 utilizam o desconto. Para os especialistas, os outros usuários são impactados pela publicidade.
Longe dos pagamentos antecipados das compras coletivas e das dificuldades no acesso aos serviços adquiridos, os usuários dos cupons são beneficiados por descontos diferentes na hora de fazer suas compras. “A ideia do Guia de Cupom surgiu com a necessidade de uma solução mais eficaz nas compras com desconto pela internet. O sistema de vendas em grande volume, em um espaço curto de tempo, é muito rentável para o estabelecimento que anuncia e para o consumidor final, porém, o que tínhamos até então no mercado estava gerando muita insatisfação para ambos os lados”, afirma Felipe Câmara, executivo do Grupo Uai!, responsável pelo Guia.
Se para o cliente a simplicidade em ter um desconto é o maior atrativo, para os parceiros o que conta é estar presente em uma grande plataforma de marketing sem pagar comissões sobre suas vendas. Segundo Felipe, a capitalização do negócio é feita por uma taxa mensal ou anual, que inclui a oferta de cupons e sua divulgação no site e nas redes sociais. O Guia também oferece uma página personalizada da empresa e dos produtos.“Ele recebe diretamente do cliente, o que é uma segurança ainda maior para o estabelecimento. Além disso, tem uma ‘viralização’ do desconto por meio dos clientes e dos seus amigos”.
Aplicativo
Outra facilidade do sistema é um aplicativo disponível para IOS e que, em breve, também poderá ser baixado em smartphones que utilizam o sistema Android. Pelo o aplicativo, o usurário não precisa imprimir o cupom, basta anotar o código da oferta. Ele possui três ferramentas inovadoras: localizador de ofertas próximas, que mostra o que pode ser usufruído na região; oferta por geolocalização, que funciona como aviso para os usuários que estão próximos ao local de uma oferta; e integração com o passbook, sistema de tickets da Apple. De acordo com Felipe, já foram baixados mais de 10 mil aplicativos e o número deve dobrar quando estiver disponível para Androids. “A emissão de cupons pelo serviço móvel representa, hoje, 41% dos cupons emitidos”.
Saiba mais
- Vantagens para o usuário: Os cupons, com taxas distintas de descontos, são gratuitos, instantâneos e para grande variedade de estabelecimentos.
Vantagens para o comerciante: Além de promocionais, que estimulam a venda a partir do corte nos preços, podem ser modificados a qualquer hora e com taxas de desconto escolhidas pelo próprio varejista. O valor do pagamento é integral para o comerciante, sem cobrança de comissão sobre a venda.

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