História de mulheres rurais retomada com bonecos de pano

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Com cenário lúdico e poético, espetáculo retoma a brincadeira com bonecas e lembranças familiares

por Lorena Lara

A migração de mulheres de Minas Gerais para Goiás - essa é a história de Plural, da Cia. de teatro Nu Escuro, que será apresentada dia 5 de dezembro, na abertura do segundo ato do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena. Misturando fatos e ficção, recordações e relatos de familiares, a peça condensa as vidas de Dona Lia, Dona Joaquina e Dona Vanilda, todas mães de integrantes do grupo de teatro, que se condensam numa única protagonista, de nome Maria.

A narrativa costura as memórias de família que a personagem traz consigo, pontuada pelo cenário e pelos bonecos feitos de tricô e crochê. Ao redor de Maria, cria-se um universo lúdico e poético para retratar o ambiente rural.

Ainda na composição do cenário e em contraponto à cultura popular, o espetáculo se utiliza de vídeo, projetado sobre os bonecos e atores, criando texturas e efeitos que dialogam com as cenas. Atores e atrizes também cantam, dançam e tocam cantigas populares junto com os bonecos, e retomam a tradição inerente ao universo feminino que é brincar de boneca.

Serviço:
12º Festival de Artes Cênicas Goiânia em Cena
Plural
Cia. de Teatro Nu Escuro
Dia 5 de dezembro
21h
Classificação Livre
Teatro Goiânia Ouro
Ingressos: 10 reais (inteira) e R$5 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!