Maria Guilhermina realiza exposição individual em Goiânia

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Por Luisa Dias

Porto Cave se transforma em galeria para receber as obras da artista goiana
Depois de dois anos sem exposição em Goiânia, a escultora Maria Guilhermina volta à cena artística da capital com a mostra individual Terra Mãe. Ela irá expor no Porto Cave onze peças, sendo dez destas inéditas, produzidas nos últimos dois anos. Os trabalhos expostos foram feitos em esteatito (pedra sabão) e pau-brasil. O evento faz parte das comemorações da primeira década do Porto Cave em Goiânia e será aberto, nesta quarta-feira, às 19h30, durante coquetel com a presença da artista. O público poderá conferir as peças a partir do dia 5 de dezembro até 6 de janeiro, de terça-feira à domingo.

A inspiração das peças são as raízes brasileiras, em especial as temáticas voltadas para a natureza. "Tenho uma ligação muito grande com os pássaros e minha inspiração está na observação dos seres vivos à minha volta”, conta ela.  Das peças expostas, apenas o Seio Egipcius e o Presépio, composta por três personagens esculpidos em pedra-sabão,  já estiveram em outras mostras em Goiânia. Além das duas, o público poderá conferir a arte de Guilhermina nas peças em pau-brasil: Pássaro Altivo 1, Pássaro Altivo 2, A oval e o pássaro, Jaburu goiano e Beijo. Em pedra-sabão, serão expostas Brincando de beijar, Pássaro poesia, Olhando o céu e Pomba da Paz 30.

Para a artista, a exposição na capital é motivo de alegria. “Aqui está minha produção e minha inspiração. Tenho viajado muito, mas conseguir reunir, neste semestre, peças para fazer esta individual, em uma casa bonita, diferenciada e estou muito feliz”, explica a escultora. A exposição foi um convite da empresária e chef Edvânia Nogueira, que vê na exposição a oportunidade homenagear os frequentadores do Porto Cave com o trabalho valioso da artista Maria Guilhermina.
A artista
Nascida em Minas Gerais, Maria Guilhermina mudou-se para Goiânia ainda na infância, quando o pai, que era oleiro, veio ajudar a construir Goiânia. Foi com ele e com a mãe que ela aprendeu as primeiras lições sobre modelagem do barro. Ela teve ainda como mestre o pintor alemão Udo Horst Knoff e fez o curso de Pintura na Escola de Belas Artes da então Universidade Católica de Goiás. Em seguida, estudou escultura com Henning Gustav Ritter.  A carreira acadêmica incluiu ainda mestrado na Universidade de Paris VIII (Saint Denis) e doutorado em Ciências das Artes, na França.

Em cinco décadas de carreira, Maria Guilhermina recebeu diversas premiações pelo seu trabalho. A última exposição em Goiânia foi em 2011, na inauguração do Teatro Sesi. Este ano, a escultora e professora expôs em Paris, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!