Disco Nota 11: Misplaced Childhood - Marillion

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Por Paulo Fernandes para rockontro.com



FROM GENESIS TO REVELATION

Fui apresentado ao Marillion por minha professora de inglês, e amiga queridaGrace no ano de 1985. E foi justamente com o álbum “Misplaced Childhood”.



Aquela voz que muito me lembrou Peter Gabriel e aquele som que muito me lembrou o Genesisda fase com Peter Gabrielnão tiveram muito esforço para conquistar minha total provação.


SILMARILLION

Tudo começou em 1979. O nome original era Silmarillionnome de um livro de J.R.R. Tolkien. A família do escritor ameaçou um processo e o nome foi encurtado para Marillion.

Fish

vocalista Fishapelido de Derek William Dick, foi a força criadora à frente do Marillion entreos anos de 1981 e 1988. Fish participou dos 4 primeiros, e na minha opinião os melhores, discos da banda“Script for a Jester's Tear” (1983), “Fugazi” (1984), “Misplaced Childhood” (1985) e “Clutching at Straws” (1987).


INFÂNCIA DESLOCADA

“Misplaced Childhood” é um álbum conceitual, Fish colocou nele traços autobiográficos:infância perdidaamores e desamoresaceitaçãosucessodrogas, etc.


No vinil o álbum era estruturado como duas longas faixas (ou suítes de elementos interligados),embora Fish tenha dito posteriormente que se tratava de apenas uma faixa dividida em duas para se acomodar no vinil.



Musicalmente eu diria que este álbum difere um pouco de seus predecessores por agregar nuances de pop ao rock progressivocomo nas (lindasbaladas Kayleigh e Lavenderque são as músicas de maior sucesso do álbum.



Não caiam na tentação de ouvir apenas as músicas que citei acimaEmbarquem na viagem fascinante de poesia e melodia que começa com Pseudo Silk Kimono e vai até White Feather.

 
FAIXAS
 
Todas as faixas compostas por Fish, Steve Rothery, Mark Kelly, Pete Trewavas e Ian Mosley.

Lado 1
1) Pseudo Silk Kimono
2) Kayleigh
3) Lavender
4) Bitter Suite
Brief Encounter
Lost Weekend
Blue Angel
Misplaced Rendezvous
Windswept Thumb
5) Heart of Lothian
Wide Boy
Curtain Call

Lado 2
1) Waterhole (Expresso Bongo)
2) Lords of the Backstage
3) Blind Curve
Vocal Under a Bloodlight
Passing Strangers
Mylo
Perimeter Walk
Threshold
4) Childhood's End?
5) White Feather

MÚSICAS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!