Espaço Vida, educação voltada para a valorização da diversidade humana

segunda-feira, 18 de março de 2013

O Espaço Vida nasceu da nossa união com pais que desejavam uma proposta de ensino diferenciada, que acolhesse seus filhos, proporcionando uma educação com o olhar voltado para a valorização da diversidade humana.

Os projetos em grupo são desenvolvidos a partir de um currículo individual.

As atividades desenvolvidas são:

• Leitura, escrita e matemática funcional, cidadania, muitas destas atividades são desenvolvidas através de tarefas da vida diária como pagar contas, fazer a lista de compras e ir ao supermercado, etc.

• Informática

• Atividades da vida diária, proporcionando autonomia.

• Capoeira Angola. Esta atividade proporciona desenvolvimento mente e corpo. A Capoeira Angola é uma expressão da tradição afro-brasileira calcada em exercícios de (con)vivência grupal. Sua prática representa à conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo. Em seu ritual, todos participam e cada um é fundamental e único. Para o jogo de Capoeira Angola, os capoeiristas formam uma roda que faz a representação do mundo com elementos de sustentação e ordenação: os instrumentos, a música, a palavra cantada, os fundamentos e a ética do jogo. A capoeira é um processo de auto-conhecimento que não se limita à atividade físico-corporal e busca uma reestruturação do indivíduo a partir de experiências coletivas. Assim, ao praticar a Capoeira Angola estamos
proporcionando a interação individual e coletiva com o mundo, participando das suas dinâmicas sócio-culturais.

• Atividades Física: vôlei, tênis, basquete, futebol, caminhada, etc. Objetivo: socialização, respeito, compreensão de regras, melhor condicionamento físico.

• Aquaterapia: Seus diferencias são os princípios físicos da água que desempenham papel fundamental para fins terapêuticos. Entre eles, a densidade, pressão hidrostática, flutuação e turbulência, contribuem de forma determinante na execução do movimento, promovendo repostas mecânicas e fisiológicas específicas. A flutuação, por exemplo, atua no suporte às articulações reduzindo a descarga de peso corporal, além de ser capaz de proporcionar assistência ou resistência ao movimento na água.

• Musicalidade: através da música e/ou de seus elementos constituintes trabalhamos ritmo, melodia e harmonia, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização entre outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

• Oficinas de artes, teatro, trabalhos manuais, dança, etc. “Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, conseguimos ampliar o conhecimento de nós mesmos e dos outros, aumentar a auto-estima, lidar melhor com sintomas, estresses e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico”

• Experiências Sensoriais – o mundo dos sentidos é apresentado ao educando através de atividades que lhe organize sensorialmente.

• Atividade de inclusão social fora do Espaço Vida através de passeios ao shopping, cinema, pizzaria, parques, exposições, etc.

• Pet terapia com a Lola nossa cadela da raça labrador. O foco é o bem-estar e crescimento dos educandos, através das interações. 

• Roda de conversa: Objetivo é expressar-se, aprender a escutar, respeitar o outro, oralidade, concentração.

Como diz Rubem Alves:

“O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”

No Espaço Vida, somos Especialistas em AMOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!