Nossa rua, seu cinema

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Por SECULT/Goiânia

Ocupar o Centro é uma das propostas do Cinema na Calçada, projeto que leva cinco mostras cinematográficas para a porta do Grande Hotel. A intenção é unir democratização, acesso e sustentabilidade

Acesso, democratização e cultura. A partir do dia 29 de agosto, quem passar pelas portas do Centro de Memória e Referência Grande Hotel, sempre às 19h, poderá ver filmes com uma divertida proposta de levar cinema para as ruas de Goiânia. Trata-se do Cinema na Calçada, segunda edição do projeto realizado pela produtora de cinema Panaceia Filmes, que tem como objetivo desenvolver um espaço de arte e cultura para os moradores da Capital.
Contemplado pela Lei de Incentivo Municipal da Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult) e pela empresa Cevel, o projeto  é desenvolvido com base nos conceitos que envolvem arte e cultura, sociabilidade, sustentabilidade e democracia. Dessa forma, antes de ser um evento, é um projeto que dialoga com a sociedade, educação, história e cultura.
Durante um período de cinco quintas-feiras consecutivas, a porta do espaço histórico do Grande Hotel se transformará em um verdadeiro cinema. Além de objetivar a democratização e acesso a arte, o Cinema na Calçada propõe discussões sobre meio ambiente, com a doação de sementes para o público.
Em cada mostra, o público elegerá o filme ganhador da noite, por meio do povo popular. A curadoria do projeto definiu cinco temas específicos para cada mostra de cinema – Animação, Minuto, Diversidade, Cinema Universitário e Cinema Feminino. Cada quinta-feira é uma diferente mostra que possui parcerias com outros festivais do Brasil.
 Enquanto a abertura traz a animação como temática principal, em parceira com o ANIMAGE (Festival Internacional de Animação de Pernambuco), o terceiro encontro tem apoio do CLOSE (Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual). Além deles, os outros festivais parceiros do Cinema na Calçada são: Festival Brasileiro de Cinema Universitário e o Festival Universitário de Cinema de Alagoas e FEMINA (Festival Internacional de Cinema Feminino).
Em cada mostra há um representante de Goiás, sendo a curadoria realizada pela Panaceia Filmes. Apenas a segunda mostra não possui parcerias, que leva 62 curta-metragens de apenas 1 minuto às portas do Grande Hotel.
A abertura da mostra, dia 29 de agosto, promove a exibição de onze produções em animação que reiteram a necessidade da linguagem para o cinema. Entre os filmes escolhidos, estão Romance, dirigido pelo canadense Georges Schwizgebel, Hello Apple, dos Estados Unidos, e o goiano Faroeste: Um Autêntico Western, de Wesley Rodrigues.
Programação completa no site www.cinemanacalcada.com.br
LOCAL
            Não poderia ser em outro lugar. Erguido em 1937, o Grande Hotel foi o primeiro hotel construído em Goiânia e tem uma enorme representatividade histórica para o Setor Central. Desenvolvido inteiramente em art déco, movimento arquitetônico da época, acabou se firmando como um dos pontos de cultura da cidade.
            É por isso que o Cinema na Calçada será realizado às portas do Grande Hotel, como em tantos outros projetos realizados em sua calçada, a exemplo do Grande Hotel Revive o Choro. Na década de 1960, o prédio foi um local de importantes reuniões de negócios, já que todas as pessoas importantes que vinham a Goiânia se hospedavam nele.
Atualmente, o espaço funciona como local para a Divisão de Patrimônio Histórico, a exemplo de documentações, mapas e fotografias, que estão expostos e abertos ao público. Além disso, na parte de baixo, há uma biblioteca infantojuvenil, criada depois de um acordo feito entre a Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult Goiânia), e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
HISTÓRICO DO PROJETO
Em sua primeira edição, o Cinema na Calçada já esteve na porta da Fábrica Cultura Coletiva, hoje extinta. O projeto levou uma pluralidade de sentidos para as ruas de Goiânia com a apresentação de quatro mostras diferentes durante o mês de setembro de 2011, com exibições gratuitas.
Na ocasião, os encontros cinematográficos integravam a programação da 2ª Revirada Cultural de Goiânia.Com o objetivo de democratizar o acesso às produções de cinema e vídeo, os organizadores selecionaram quatro temas que foram apresentados em curtas metragens regionais e nacionais: Cidades, Cinema Infanto-juvenil, Diversidade e Memória.
ANOTE
Cinema na Calçada
Data: 29 de junho (abertura)
Horário: 19h
Local: Grande Hotel
Exibições gratuitas
PANACEIA FILMES
A produtora de cinema e vídeo Panaceia Filmes foi formada em maio de 2010 por quatro jovens recém-egressos da universidade, que tinham por objetivo realizar seus próprios projetos na área audiovisual. Partindo das ambições pessoais e iniciais dos sócios-fundadores, a Panaceia Filmes pôde aos poucos desenvolver sua área de atuação, que hoje visa o desenvolvimento continuado do audiovisual no estado de Goiás.
A produtora se distribui em projetos de produção, formação e discussão da área audiovisual, através da realização de curtas-metragens, oficinas de formação para escolas públicas e uma revista eletrônica do cinema em Goiás (www.janela.art.br). Os projetos são realizados através de parcerias com colaboradores locais, além de auxílio governamental por meio de leis de incentivo à cultura.
SITE
FAN PAGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!