XIV Encontro de Folia de Reis em Goiânia

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

por Secult/Goiânia

A Prefeitura Municipal de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza no próximo dia 24, na Praça da Matriz de Campinas, o 14° encontro de Folia de Reis em Goiânia, que terá abertura oficial às 15 horas, com a apresentação do Grupo de Catira Os Filhos de Aparecida. Em seguida, às 16h30, apresentação dos Grupos de Folia de Reis de Goiânia e às 20h30, apresentação do jovem violeiro Arthur Noronha e homenagem ao sanfoneiro do Passo da Ema, Rezendinho. 

No dia 25, a Folia de Reis terá início às 6 horas, com a tradicional Alvorada Festiva. Os convidados e foliões participarão da missa na igreja Matriz de Campinas, seguindo às 7 horas para o café da manhã. 

A abertura oficial do encontro acontecerá às 9h30 com a Apresentação dos Grupos de Folia de Reis de Goiânia, e às 12h30 a apresentação do grupo de Folia de Reis Filho da Rosa e grupo de Catireiros Filhos do Americano do Brasil. Nessa edição de 2015 será montado uma estrutura, com arquibancada coberta, palco, som e luz, tendas, banheiros químicos e decoração temática, onde o instrumento homenageado será o Acordeon e seus tocadores. 

No Brasil, principalmente pela variação de formatos e sistemas sonoros, é conhecido também como sanfona, “acordeona”, “pé-de-bode”, “oito baixos”, “fole”, “gaita” e“gaita-ponto”. Mas, para além do nome, o que importa mesmo é que desde 1864, graças aos imigrantes alemães e italianos, esse instrumento integra diferentes linguagens musicais no Brasil. Compõe muitíssimo bem a música sinfônica, o samba, a MPB e a música caipira, e se mistura naturalmente com todas as cantigas e rezas, com todas as danças e folguedos que formam, de norte a sul, o variado folclore brasileiro, vale destacar, as nossas folias.

Tradição
A folia é considerada uma expressão do Brasil agrário, que tem características próprias, expressas em coreografias, ritmos e canções. Evento popular que transcende a esfera religiosa de sua origem e alia aspectos profanos e regionais. Apesar das particularidades locais, todos os grupos têm como característica a preservação dos versos e danças. 

No Brasil, a Folia de Reis é uma das tradições herdadas dos colonizadores portugueses, com influências das religiões exercidas pelos escravos e, mesmo no Brasil, é diferente em algumas regiões. Essa festa comemora o nascimento de Cristo. 

O enredo lembra a viagem que os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém, e na Folia têm a função de animar a festa e espantar os maus espíritos. 

Da tradição portuguesa, os foliões pedem licença para entrar e começam a cantoria. Os cantos, chamados também de tala e contra-tala, têm aquele falsete agudíssimo, um lamento choroso que corta o sertão paulista, mineiro e goiano. É assim a cada ano: o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.

Elementos da Folia de Reis
Instrumentos: Viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro;

Personagens: Os personagens somam 12 pessoas, que trajam roupas bastante coloridas. 
São eles:mestre, contra-mestre, os três Reis Magos, palhaços e foliões;
Mestre e contra-mestre: Detêm as informações sobre a folia, comandam os foliões;

Palhaço: com seu jeito cínico e dissimulado, protege o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento dos que assistem à apresentação. A fantasia é composta por máscara confeccionada com pele de animal. Atua um pouco afastado da formação normal da folia, nunca adiantando-se à bandeira. O personagem dança e improvisa versos.

Foliões: São homens simples, geralmente de origem rural.

Reis Magos: Representam os três Reis Magos em sua viagem de esperança.

Enredo: Grupos peregrinam por ruas à procura de acolhida ou em direção a algum presépio.

Cantadores trajados com fardamento colorido entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus.

Programação
A programação do encontro será estendida, com apresentações dos 43 grupos de foliões, de todo estado de Goiás, sendo 14 Grupos da Capital e 29 Grupos de Outros Municípios, até agora registrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!