A Mothern: Advogada

sexta-feira, 10 de junho de 2011

clipart: google
A Série Mothern Profissional são reportagens que contam os impasses vividos por diversas mães que através de experiências do ambiente de trabalho tentam solucionar questões que envolvam o cotidiano de seus filhotes. Mães psicólogas, empresárias, comunicadoras, advogadas falam de como foi possível bem direcionar os seus filhos em situações de estresse, e ainda dão dicas valiosas para outras Motherns.


A Mothern: Advogada

“Dificil é não sentir aquela pontinha de culpa por deixar o filho e sair para o trabalho, isso sempre acontece, mas ter uma clara visão dos objetivos pessoais e familiares ajuda a superar essa fase.” Márcia Rodovalho


Deixar o filho para trabalhar é um desafio que causa grande pavor, principalmente nas mães de primeira viagem. Entretanto a vida da mulher contemporânea exige que ela o faça. A dor para ambos é grande, mas, quando se tem uma visão clara dos objetivos da família, essa temporária separação pode se tornar menos agressiva, é o que a Advogada e Mestre em Planejamento Urbano e Regional Márcia Rodovalho, 48 anos, mãe da Bacharel em Direito Ane, 22 anos, acredita.

Muitos outros desafios surgem com o desenvolvimento da criança, e para essa Mothern os primeiros momentos são extremamente importantes. “No início é preciso dedicação quase integral mesmo, pelo menos até os três anos, pois a criança precisa desenvolver-se emocionalmente e o vínculo com a mãe é fundamental nesta fase, depois obtemos mais liberdade para nos dedicar à nossa profissão.” diz Márcia que frisa a importância de se ensinar valores e preservar a qualidade do relacionamento entre mãe e filhos.

Para ter essa qualidade, de acordo com a advogada é preciso estar atenta ao mundo da criança e suas necessidades, o diálogo é sempre fundamental, bem como estabelecer limites claros e precisos, principalmente quando se passa muito tempo fora de casa. Outro ponto abordado por ela é saber como pretende criar os filhos: “quais os valores éticos, morais e religiosos são importantes a se ensinar, estar de acordo com o pai em relação a esses fatores, e ter, sobretudo, bom senso e flexibilidade, além de saber se adaptar e estar aberta às novas circunstâncias.” completa Márcia.

Na opinião dessa Mothern a melhor teoria é aquela que se aplica aos valores familiares. “Então volto à questão da nossa visão de mundo e dos limites que estabelecemos.” finaliza a mãe de Ane.

Dica para outras Motherns:

- Tenha sempre um novo objetivo pessoal à sua frente, filhos crescem e, consequentemente, um dia se afastam. Então esteja preparada para a tal síndrome do ninho vazio, porque neste momento seremos apenas faróis em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!