XIX Oficinas de Férias Casa das Artes - Ótima opção para as férias

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Crianças, adolescentes ou adultos podem curtir um julho de férias bem interessante com as oficinas da Casa das Artes. São oferecidas as seguintes oficinas: Formação do Ator, o Ator e a Musicalidade e a de Técnicas Circenses.

O custo de cada oficina é de R$ 30,00, e ainda haverá sorteio de bolsas pelo twitter e pelo facebook.


XIX Oficinas de Férias Casa das Artes

Quando: 4 a 29 de julho

Onde: Casa das Artes (Av. Anhanguera, esq com rua R1 Setor Oeste)

Quanto: R$ 30 por cada oficina

Informações: 3524-2422 (Casa das Artes), 8503–3073 (Produção), 3524–2542 (Goiânia Ouro)


A Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult), juntamente com o complexo cultural Casa das Artes, abre as inscrições para a XIX Oficinas de Férias que serão realizadas de 4 a 29 de julho. Serão oferecidas três opções de oficinas, todas ministradas por profissionais de renome na cena artística goiana. Com preços populares e horários flexíveis, que se encaixam facilmente na rotina de quem tem as férias agitadas. As oficinas poderão ser feitas pelo público de todas as idades. Desde que os horários não choquem, uma mesma pessoa pode fazer duas modalidades.

Inscrições: Por e-mail: Enviar telefone para contato, nome completo, idade, nº do RG para o e-mail oficinas.casadasartes@gmail.com

Presencial: Casa das Artes (Av. Anhanguera esquina com rua R1, Setor Oeste) ou no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3 esquina com rua 9, Centro).

Sorteio de Bolsas: Algumas bolsas integtrais serão sorteadas pelos twitters (@goianiaouro e @casadasartesgo) e Facebook (/goianiaouro).

Modalidades e ministrantes

Oficina Formação do Ator (a partir de 16 anos)

Professor: Ivan Lima - Formou-se Ator e Diretor Teatral pelo Conservatório Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, estudou com os Professores Ziembinsky e Eugenio Kusnet. Sua estréia no teatro foi em 1965 com a Comedie Française, na peça de Feydeau, Um Fil a La Patte, logo após participou de A Peregrina de W.B.Yeats, Santa Joana de Bernard Shaw.

Em São Paulo, estreiou em 1970 com Os Mistérios do Amor de Eduardo Borsato, participando entre outros espetáculos de O Comprador de Fazendas, com Dulcina de Morais, A Vida Escrachada com Marília Pera, A Ratoeira, com Irene Ravache e Joana Fomm,Tem Banana na Banda, com Darlene Glória, A Viagem, Antonica da Silva , Bye Bye Pororoca,Boy Meets Boy, HAIR, A Paixão de Drácula, GENI, Afinal Uma Mulher de Negócios, Perfume de Camélia,A Barca de Veneza, Tartufo, com Paulo Autram, São Paulo Nigth Andei, Vison Voador, 1789 Revolução Francesa (com Maurice Bèjart),entre outros.

Como Diretor Teatral fez Como é chato ser Deus, Os Mistérios do Amor, A Paixão de Drácula, Amor de Poeta, Na Alemanha dirigiu Dichterliebe na Ópera de Dusseldorf, Clara Schumam com Irene Ravache. Em Goânia, dirigiu Laio (sucesso de público), Olho de Edgard Allan Poe, para a Cia. 0ops!.. Recentemente, estreou o seu novo espetáculo: Monólogo para um Ator.

Vagas: 25

Data: 04 a 08 de julho das 19 às 21 horas

Oficina: Na maturidade, o mestre russo Stanislavski defendia a importância do Método da Ação Física. Para se compreender o método, tem-se primeiro de entender a ação física. Ela baseia-se numa premissa de toda a emoção flui independente da vontade - a menos que o ator possa sobre ela exercer total controle, assim como tem-se sobre o corpo. Dominando-se a ambos, a vontade passa a controlar emoções como os movimentos somáticos.

Na Oficina serão feitos exercícios em que a memória emocional é evocada, algo que Stanislavski desenvolveu como ferramenta de ensaio ou técnica de pesquisa. Ao final, há apenas o corpo, sob total controle. A interação entre ator e diretor passa, portanto, pelo desenvolvimento da melhor forma de desempenho, que se procura obter durante os ensaios, que será desenvolvida atrvés de Jogos Teatrais e Exercícios de Improvisação.

Oficina O Ator e A musicalidade – um teatro para se ouvir

Professor: Abílio Carrascal - Foi professor em 2006 e 2007 do curso de artes cênicas na UFG, ministrando as disciplinas oficina do espetáculo e ritmo – percepção e execução, além de outras. Atualmente é ator da companhia de teatro Nu Escuro- desde 2002- além de professor de teatro e de percussão.

Vagas: 25

Data: 11 a 15 de julho das 19 às 21 horas

Oficina: A oficina visa sensibilizar o aluno/ator para a linguagem musical. E estimulá-lo a utilizar e relacionar conceitos musicais em seu trabalho no teatro. Para isso, através de exercícios focando principalmente ritmos brasileiros, abordaremos temas como: A música como estímulo para a criação corporal; Percussão corporal e seu resultado estético; A sintonia rítmica no trabalho coletivo; Ritmo e coordenação motora; O caráter musical de um trabalho teatral; A produção musical do artista; O som e seu sentido cênico; A música como movimento; Ampliação das possibilidades artísticas estimulando o potencial criativo, interação e comunicabilidade; Exercício de domínio rítmico; Estudos de execução e criação no universo de percussão corporal.

Oficina Técnicas Circenses

Professor: Júlio Rodrigues - Cursos de Teatro: Centro Cultural Martin Cererê, Escola de Artes Veiga Valle, Fundação Cultural Otavinho Arantes. Professor de Teatro: Escola Parque. Whorkshops e Cursos de Danças: Quasar Cia de Dança, Escola de Artes Veiga Valle, Valux Cia de Dança. Cursos para Iniciantes e avançados na Linguagem Circense: Centro Cultural Martim Cererê, Escola de Artes Veiga Valle, Fundação Cultural Otavinho Arantes, Escola de Circo Lahetô, Escola Nacional de Circo (RJ). Gracilene Moura (XUXÚ) Cirque Du Soleil, Cia intrépida troupe de São Paulo, Circo Bolshói, Cia Pia Fraus. Coordenador da Escola de Circo Loninha - CEP em Artes Basileu França – 2009, 2010 e 2011.

Vagas: 25

Data: 25 a 29 de julho das 19 às 21 horas

Oficina: O trabalho terá um cronograma pautado com variações de técnicas que permeiam pelas linguagens do teatro, dança e circo. Buscando o aprimoramento do aluno para uma mente e um corpo que desafiam seus limites, quebrando bloqueios e abrindo horizontes.

Cronograma de aulas:
Breve aquecimento

Alongamentos iniciais

Aquecimento aprofundado com jogos lúdicos

Técnicas básicas de ginástica acrobática circense

Técnicas teóricas e físicas em aéreos

Experimentações livres, duplas e grupos

Didática de correções e limpezas de movimentações

Preparação física direcionada

Alongamentos e relaxamento finais

Material para aula

- Roupa adequada (Ginástica)

- Garrafa para água

- Toalha de rosto (caso soem muito)

- Caderno para anotações (Caso queiram fazer suas observações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!