Série MOTHERN: Psicóloga

quarta-feira, 8 de junho de 2011

clipart: google
A Série Mothern Profissional são reportagens que contam os impasses vividos por diversas mães que através de experiências do ambiente de trabalho tentam solucionar questões que envolvam o cotidiano de seus filhotes. Mães psicólogas, empresárias, comunicadoras, advogadas falam de como foi possível bem direcionar os seus filhos em situações de estresse, e ainda dão dicas valiosas para outras Motherns.


A Mothern: Psicóloga

“Um grande desafio é a hora de saber separar a teoria aprendida e tentar sanar o problema com a vivência real no ato de simplesmente ser mãe”. Wanessa Felipe

De acordo com a Psicóloga/Psicanalista, Wanessa Felipe, 31 anos, mãe de Davi, 8 meses, aplicar a doutrina acadêmica no momento de impasse é um ponto a ser trabalhado no cotidiano de ambos. “No meu caso acredito que a separação dos momentos de atuar somente como mãe e os momentos que aplico a teoria na educação do meu filho são bastante parecidos, já que minha profissão trabalha com conteúdos emocionais do ser humano, em contrapartida percebo que, em meu cotidiano para com meu bebê, algumas teorias não funcionam para com a educação que tento dar a ele.” diz essa Mothern.

Para tanto ela cita um exemplo da teoria do comportamento em que aprendeu que é possível treinar o comportamento de uma pessoa desde bebê, mas no papel de mãe ainda não consegue usar esta teoria para a hora do sono de Davi. “Sempre quando ele acorda na madrugada, a teoria orienta a deixá-lo chorar no berço para o aprendizado de que deve-se dormir sozinho no berço sem que a mãe precise ficar com ele no colo, na teoria é assim, mas na prática não consigo deixá-lo chorando, pego no colo até que ele se acalme e durma.” confessa a mãe que acrescenta: “Este é um desafio que não sei se estou preparada a enfrentar.”

Além desse impasse da dicotomia teoria x realidade, Wanessa ainda cita os impasses da realidade de toda mulher moderna, e que ela também vivencia. “Vejo que a mulher contemporânea deixou de ser simplesmente a dona de casa e passou a exercer também papel de provedora, o homem vê a casa como lugar de repouso e a mulher tem o lar como uma espécie de segundo emprego.” reflete a Psicóloga.

A Mothern ainda diz que a mulher começou a acumular funções, o resultado disto é que algumas chegam a um nível de cansaço extremo, já outras têm uma melhor forma de lidar para não deixar que este cansaço prejudique na relação e educação com o filho. “São tantas coisas, além da mulher passar o dia inteiro no trabalho e ainda é preciso cuidar de outros a fazeres, verificar se o filho comeu, cuidar da cozinha, o almoço do marido...” mas, ainda sim é preciso entender e realizar-se nessas escolhas que muitas mulheres almejam, finaliza Wanessa.

Dica da Profissional a outras Mães:

- “Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe”. Acredito que esta passa pela gestação se preparando para o momento do nascimento, que é especial e maravilhoso, e assim, começa uma incrível jornada.

- Acredito que uma dica a oferecer as mães é que estas usem amor, tranqüilidade e conhecimento para que a maternidade se torne prazerosa e bem vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!