2 dedos de Prosa com Kalyta e Bruno - Dicas para uma viagem em família

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Wagner e eu sempre gostamos muito de viajar. Antes mesmo de nos conhecermos tínhamos percorrido meio mundo. Depois na fase de namoro, fizemos viagens incríveis. Em nossa viagem a Argentina, conhecemos um casal, que na época também estavam em lua de mel. Kalyta, 32 anos, e Bruno, 34 anos, como nós, também tem um pezinho na estrada.

O casal já fez várias viagens ao exterior. Eles são superaventureiros, e digo que nem a chegada de Murilo, agora com quase dois anos, deixaram de viver tudo o que o mundo tem a oferecer. No semestre passado, o casal nos convidou para um passeio a Europa, lógico que com os nossos pequenos que ainda não se conhecem. Infelizmente não fomos, mas, o passeio deles rendeu uma entrevista exclusivíssima, com este casal que tanto gostamos, e que espero ajudar muitos outros para este inicio de férias e viagens.

Antes da entrevista, algumas dicas para uma excelente viagem, como a de Murilo em solo Europeu:

- Antes de se decidir por viajar com os filhotes é imprescindível pensar no desconforto da criança, que muitas vezes não irá aproveitar tanto da viagem, afinal é uma mudança do conforto da casa, do clima, jet lag (o efeito das diferenças horárias em nosso relógio biológico), entre outros. É preciso pensar em um roteiro em que todos aproveitarão e descansarão, afinal não são férias?

- Prepare-se, afinal viajar com crianças pode ser complicado. Mas, estar em família é tudo de bom! Imagine compartilhar os bons momentos no futuro. Assim, prepare-se para muita disposição, bom humor e equilíbrio emocional para lidar com os problemas que eventualmente possam surgir.

- Conversar e fazer com que a criança participe da preparação da viagem ajuda muito. Principalmente se ela já tiver idade para que possa fazer isso. Podem planejar o roteiro, verem fotos e comentar sobre como portar nesse novo ambiente: não encostar em uma peça de arte nos museus; não atravessar a rua sozinho ou afastar se dos pais; não bagunçar no avião.

- Se o filhote for bebê ou mesmo se o filho requer alimentação especial, deve-se pensar a respeito. Levar ou procurar uma estadia que seja perto de supermercados para não correr o risco do filhote não ter as suas necessidades alimentares satisfeitas.

- Providências antes de partir: Autorização para viagem - Não basta ter o passaporte; para um dos pais sair do Brasil acompanhado do filho com idade inferior a 18 anos, é necessária uma autorização por escrito do outro, com firma reconhecida, além da certidão de nascimento do menor. Informe-se no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Passaporte, é preciso mesmo para menores e acompanhados dos responsáveis legais que vão sair do país. Saúde - Visite o pediatra de seu filho, informe sobre medicamentos a serem levados e se as vacinas, principalmente as exigidas pelo país ou estado a ser visitado estão em dia, e não esqueça de levar o cartão de vacinação.

- No avião e no carro: Evite vôos com conexões ou viagem com trechos rodados muito longas se é cansativo para adultos, imagina para crianças. Uma malinha de mão com tudo o que o bebê ou a criança precisa para aquele momento: alimentação habitual dele, líquidos para evitar a desidratação, roupinhas confortáveis, fraldas, brinquedinhos rotineiros. Sobre o lugar a ser reservado para acomodar, a mãe e a criança tem o direito de estarem na primeira fila de poltronas, onde há mais espaço. Outro direito é que crianças com menos de 2 anos não pagam a passagem; com mais de 2 anos pagam 50% da tarifa normal do bilhete.

- Durante a viagem, deixe no bolso de seu filho sempre um cartãozinho do hotel onde você está hospedado, também o seu nome completo escrito no verso do cartão, o que ajudará caso a criança se perca.

- Se for ficar em hotel, escolha os que têm uma infraestrutura que beneficie as crianças. Hoje em dia há hotéis com copa especial para as mães e alguns até com berçário e babá. Lembre-se de cuidados com a alimentação e com o excesso de sol.

2 dedos de Prosa: Quantos anos Murilo tinha quando decidiram viajar?

Kalyta e Bruno – O Murilo tinha 1 ano e 6 meses.

2 dedos de Prosa: Para onde foram? Quantos dias de viagem? Meio de transporte? Foi preciso organizar documentação especial para o Murilo, como foi?

Kalyta e Bruno - Nossa primeira grande viagem em família foi com destino a Europa. Planejamos cinco dias em Paris – França, e os demais em Barcelona - Espanha. Todos os trechos foram aéreos, com exceção de Andorra, que alugamos um carro para conhecer o pequeno país localizado entre a fronteira da França e Espanha.

Tínhamos preocupação com documentos: O passaporte para crianças tem uma validade inferior ao nosso (apenas dois anos), por isso, demos entrada no passaporte do Mú 6 meses antes da viajem, assim, viajamos com conforto em relação a validade do mesmo. Como a mamãe e o Murilo tem dupla cidadania, viajamos com a Certidão de nascimento (INDISPENSÁVEL) tanto a brasileira como a espanhola, e os dois passaportes. Para quem não tem dupla cidadania fica mesmo a obrigação de levar todos os documentos originais da criança. Ah! levamos também a carteira de vacinação (com tudo em dia). Poderíamos ter solicitado o RG do Murilo, o que é super aconselhável, porém, deixando isso para última hora e acabamos viajando mesmo com a certidão de nascimento.

2 dedos de Prosa: Como foi a viagem? Houve percalços?

Kalyta e Bruno - A mamãe estava superansiosa com a viajem. Os dias que antecederam nossa saída de férias foram intermináveis. A maior preocupação, além das alergias que o Mú poderia apresentar em terras estrangeiras era com o trajeto... 10 horas dentro de um avião pareciam ameaçar o conforto das férias logo no inicio, sem contar que a mamãe tem pânico de avião... seria uma missão impossível passar segurança para ele sem que ele percebesse o meu medo. Logo no aeroporto de São Paulo o Murilo começou a explorar as novidades. Correu por todos os lados... e chamou a atenção de muitos com tanta energia e simpatia. O embarque foi tranquilo e o voo saiu na hora, sem atrasos... ufaaa!!! Na bolsa de mão havia mil coisas... DVD, brinquedos novos para distrair, biscoitos, leite em pó (de soja), sem contar, muitas fraldas, roupas e tudo mais para as necessidades de higiene. Levamos muita coisa, até porque fizemos escala em Lisboa/Portugal e tínhamos que estar preparados para um possível atraso (ainda bem que sou um pouco exagerada, porque o atraso aconteceu, e ficamos 5 horas a mais em Lisboa). Durante o voo o Murilo não dormiu nada, ficou acordado e também não quis comer, porém, ele estava supertranquilo e ao fim da viajem foi elogiado por ser tão bonzinho... a mamãe sem dúvida estava superorgulhosa. E foi assim em todos os voos internos. O Mú brincava muito no saguão do aeroporto e quando embarcávamos, ele estava tão cansado que dormia antes mesmo do avião decolar. Sem contar que ele estava fascinado com os aviões. Andamos de trem, metro, ônibus e o Mú curtindo cada novidade!

Com dois dias em Barcelona, o Mu começou a empipocar por todo o corpo. A suspeita era o calor, afinal de contas, estávamos em pleno verão europeus. Depois de 10 dias descobrimos que era a água. Em Barcelona, a concentração de cal é grande, o que desencadeou uma crise alérgica na pele. Com essa suspeita, passamos a dar banhos com água mineral, o que deu um ótimo resultado. Em dois dias a pele do Mú estava quase sem marca nenhuma. Mas não pense que foi fácil carregar galões e mais galões de água mineral para dois banhos diários, em compensação, a mamãe e o papai ficaram em forma (risos...).

Mais um contratempo. O golpe violento que o Mú levou na testa ao bater na porta, em uma peça de ferro. Subiu um galo na hora e tivemos que correr para o pronto socorro. Parece exagero, mas saber onde tem um pronto socorro quando se viaja com crianças é fundamental. Ah! Telefones emergências como do consulado de seu país e outros devem ser levados com você para todo lugar.

2 dedos de Prosa: Como foi planejado o roteiro?

Kalyta e Bruno - Em Barcelona não criamos um roteiro. Como já conhecemos a cidade, ficamos por conta de visitar lugares que ainda não tínhamos ido e retornamos em outros, como a Sagrada Família para ver a evolução da construção. Tudo muito fascinante não só para nós, mas principalmente para o Mú. Ele curtiu o zôo, o aquário, os parques e muita praia. Já em Paris tínhamos um roteiro de lugares que eram prioridade... mesmo com o frio que nos deparamos e dois dias de chuva foi possível conhecer tudo que planejamos. Passeamos pelo Sena (no verão aos fins de semana tem um passeio voltado para crianças, com muita música e personagens infantis, a história de Paris contada na linguagem deles). Conhecemos a Torre Eiffel e subimos até o topo e valeu a pena... não vimos muitos pequeninos lá em cima, mais pode apostar, vale a pena ver os olhinhos encantados do nosso pequeno ao verem Paris lá do alto. Ventava muito e fiquei superpreocupada com Mú, mas ele não estava nem ai e curtiu muito, aliás, ele foi quem curtiu muito mais. Curtimos todos os passeios e para nossa surpresa, o Mú foi quem mais aproveitou. Peguei prática em trocar o Mu no carrinho mesmo, então, não perdia tempo procurando trocadores de bebê. As frutas em Paris são caras, porém são mais saborosas que as de Barcelona. Chegamos a pagar 1 euro e 50 em uma banana, mas valia a pena porque o Mú adora frutas e como não se adaptou com a comida de lá não pensávamos duas vezes para pagar o preço que fosse. Passou com frutas, chá e pão... e muita alegria! Também fomos ao Louvre, Notredame, Sacre Coeur e muitos outros lugares encantadores. Paris pode ter a cara de casais apaixonados, mais visitar esta cidade com sua família é muito mais encantador.

2 dedos de Prosa: Parece inimaginável, mas vocês disseram que o Murilo divertiu muito.

Kalyta e Bruno - Bom, o Murilo estava em êxtase. Férias da escola, mamãe e papai exclusivos 24 horas e sem contar que passear é com ele mesmo. Era de impressionar a disposição e alegria. Respeitamos muito as noites de sono e o mais importante era mantê-lo alimentado e limpinho, assim, o bom humor estava sempre em alta. Ele amou o zoológico, o aquário então!!!! Parecia terapia. De tudo, o que ele mais curtiu era estar com a família. A cada novidade, seus olhinhos encantados buscavam os nosso como se quisesse dizer um enorme “obrigado”.

2 dedos de Prosa: Como foi a experiência?

Kalyta e Bruno - No geral foi assim: Planejamos uma viajem achando que tudo seria exatamente como programado. Tivemos medo e incertezas de estar ou não fazendo a coisa certa e cada dia foi uma descoberta. Voltamos precisando de férias... estávamos cansados mais muito felizes com o sucesso das nossas férias e mal pisamos em terras brasileiras e já combinamos nosso próximo destino... Disney, ai vamos nós!!!!!

2 dedos de Prosa: Dicas para outras Motherns:

Kalyta e Bruno - Nossa dica é a seguinte... sua família é a extensão de você... Sair a passeio e deixar o filho porque ele é muito pequeno e a viajem será um sofrimento para ele é como deixar seu coração, por isso, ouse e crie coragem. Os pequenos tiram de letra toda a mudança e acabam por tornarem nosso passeio ainda mais prazeroso. Planeje bem a viajem, pois mesmo que algo não saia como previsto, você estará preparada. E a dica que acho a mais importante: Fiquem sempre juntos, aproveitem enquanto nossa companhia é a coisa mais importante para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!