Ensinando o fihote a compartilhar

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

No fim de ano o espírito natalino invade as pessoas, e muitas promovem campanhas de solidariedade. Roupas, cestas natalinas, brinquedos, visitas do Papai Noel as crianças.
Assim, percebi que este era o momento ideal para ensinar Rubens a importância da empatia com o irmão. Na verdade isto é uma realidade em nossa casa, ele sempre percebe ações assim. Mas, gostaríamos que ele vivencia-se uma atitude sua em particular.
Atualmente, a gama de brinquedos que as crianças ganham é enorme. Rubens tem tantos, muitos que somente brincou uma vez. Ele sabe que ganhará outro tanto agora neste Nataln ... e já começou a chegar... Dragão do Padrinho, mais briquedos do TiBom, da madrinha, da avó, do outro avô, dos amigos ...
Então o que fazer com os já existentes??? E com os que virão??? A casa só terá brinquedos por todos os lados...
Esta foi a boa oportunidade para ele cultivar o espírito de solidariedade. Falei com ele sobre a importância de compartilhar. Expliquei que existentem crianças que não tem tantas oportunidades como ele. "Mamãe, quero dar alguns binquedos meus para o Papai Noel levar para outros meninos." respondeu Rubens.
Começamos revendo seus brinquedos, e ele ia perguntando se podia separar... Limpamos e colocamos em uma sacola grande para ele entregar para em um centro de capatação de solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!