O Lado Claro e o Lado Escuro do Rockontro

domingo, 15 de dezembro de 2013

Por Fábio Finotti para rockontro.com




Em uma conversa informal, quiçá galhofeira, com meu amigo Alanzeraperguntávamos qual era o lado A (bons shows que assistimos), e o Lado B (shows que não nos agradaram) de quase cinco anos de reuniões rockontrísticas.

como disse Oscar Wilde “a arte é a  forma mais intensa de individualismo que o mundo conheceu”pedi que todos os outros membros originais desta confraria listassem dois shows decada “lado”, e relatasse em poucas palavras os porquês de cada escolha pessoal.

As regras para esta tarefa foram simples:
1)     Dois shows Lado A, dois shows Lado B;
2)     Excluir os shows que foram na própria residência (não faz sentido falar bem ou mal dospróprios shows que apresentou);
3)     Não ficar chateado com as escolhas dos colegas.

ideia não é falar mal desta ou daquela banda de rock, nem mesmo criticar os gostos pessoais de nossos colegasmas sim conhecer o que motiva cada um a gostar deste gênero musical chamado Rock and Roll.

Vejamos abaixo a resposta de cada rockontreiro:


ALANZERA

Lado A

1) Pink Floyd - Live 8
Quem conhece o Pink Floyd sabe que vinte e quatro minutos às vezes não são suficientes nem pra uma única música da bandaPorémnessa tão esperada reunião ocorrida em 2005, com a formação original (algo que não ocorria desde 1981), o quarteto inglês consegue condensar todo a mítica em torno da banda em exatos 24 minutostocando os seus grandes sucessos e levando a multidão presente a um orgasmo sonoro!

2) Led Zeppelin - The Song Remains the Same
Esse filme mostra um concerto da banda gravado no Madison Square Garden em Nova Iorque, no ano de 1973. Além do show fodasticamente fodamostrando a banda no seu auge, o filme ainda traz hilárias cenas de bastidorescomo o episódio que mostra o empresário do Led, Peter Grant,brigando com os contratantes de um show.


Lado B

1) Mars Volta - Nissan Live Sets
Putz... o que falar dessa banda? Um embolado de sons confusos e desconexos, um visual estranho, e uma mistura de letras em espanholinglês e sabe-se  mais o quêAinda bem que a banda não mais existe!

2) Laurie Anderson – Home of The Brave
Quando vi o show altamente experimental da guriapensei  com os meus botõesdiabo é isso gentePelo menos a mina era gatinha... ou será que eu  estava bêbado?


FÁBIO FINOTTI

Lado A

1) Cream - Royal Albert Hall 2-3-5/2005
Foi o primeiro show daquilo que viria ser o Rockontroque começou na casa do Alanzera. Um show irrepreensível, em que o Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker demonstram que em nada perderam o vigor da época que formaram este supergrupo;

2) Pink Floyd - PULSE
Pink Floyd dispensa qualquer comentário. Show sensacional!


Lado B

1) Mumford & Sons -The Road to Red Rocks (ou Shepherd's Bush)
Gosto é gosto, e eu particularmente não curti a bandaSem me preocupar com as letraspareceu-me que escutei várias horas da mesma músicaOutra observação que faço é que a banda inglesaimita caipiras norte-americanosIncoerente como índios africanos!

2) Coldplay -  Live 2012
Show de rock com músicas com ritmo repetitivo, e a plateia usa pulseiras que mudam de cor conforme o mesmo ritmo repetitivoNãoisto pode ser tudomenos Rock.


FÁBIO LARA

Lado A

1) Beatles  - Magical Mystery Tour
 simmoleque bomChega-se no ponto alto. Ótimo grupo, boas sacadas e humor arrojadoBem recordo foi na residência do mestre Paulo que apreciamos esta grande produçãoRecordo sempre da cena da fotografiaClaro, a revelação do fotógrafo. Um anão com a fantasia de gorila;

2) The Wall - Live in Berlin / Roger Waters
Muito bom tambémQuando comprei o álbum ouvia olhando as fotografias do encarteFicava pensandoRapazestá aqui uma grande produçãoOs governantes da época pediam uma lição, e Roger Waters  fez isso com classe e elegânciaBela obra: The Wall.
Foram muitas outras belas produções que assistimos!
  

Lado B

1) Sonata Arctica
Acredito que Sonata Arctica, apesar das belas tomadas de cenas da imensidão ártica a produção deixa a desejar. Olha, produzir um vídeo musical no qual percebe-se a ausência dos componentes elétricos nos quais são essenciais para o funcionamento dos instrumentos musicais  é pegar pesado com o bom apreciador de música. Quanto ao talento dos músicos e estilo me dispo de qualquer preconceito e não me atrevo a questionar. No entanto, vale ressaltar que o vacilo do diretor nos garantiu boas gargalhadas.

2) Mumford & Sons - The Road to Red Rocks
Agora, não sei se eu poderia correlacionar a minha opinião sobre ao The Road to Red Rocks do Mumford and Sons  ao mal estar que fui acometido. A princípio senti confortável, pois vivendo na maior capital sertaneja do País senti em casa com o vestuário, acessórios e instrumentos dos componentes da banda. Pensei, nó! Os caras daqui a pouco vão pegar algum touro na unha! Daí percebi mesmo que era uma boy band. Olha, o pessoal anda dizendo que aquilo lá é folk. Oh! Não é folk não. Agora, dessa vez, me permito trajar do velho preconceito ou não para dizer que a falta de talento dos rapazes foi que nos garantiu boas risadas.


MESSIAS

Lado A

1) The Raconteurs – Live at Montreaux 2008
Os caras mandam bem demais. Um show com uma musicalidade contagiante;

2) Rammstein - Live aus Berlin
Definitivamente eles botaram fogo no palco.


Lado B

1) Yes - Live at Montreaux
Prefiro não comentar;

2) Epica
Não é que seja ruim, mas é hilário, já que estamos falando de música.


PAULO

Lado A

1) Cream - Royal Albert Hall 2-3-5/2005
Além do simbolismo de ter inaugurado as sensacionais reuniões rockontrísticas, é um show excelente da reunião de 3 músicos fora de série.

2) Mars Volta - Nissan Live Sets
Se eu já gostava do Mars Volta em estúdio ao ver essa performance arrasadora tive certeza que essa banda, que infelizmente não mais existe, é uma das melhores coisas aparecidas neste século.


Lado B

1) Metallica - Français pour une Nuit
Não adianta mesmo, eu não consigo gostar de Metallica, não me emociona e nem me incomoda. Salvam-se as belas tomadas da arena romana de Nîmes.

2) Mumford & Sons -The Road to Red Rocks (ou Shepherd's Bush)
Se eu tivesse escutado apenas 1 ou 2 músicas teria virado um fã, mas 2 shows, de 2 horas cada, onde essa banda toca a mesma música ad infinitum só foi palatável graças a galhofagem geral que se instaurou na sala de exibição.




MÚSICAS (VÍDEOS)

Clique na imagem para ver os vídeos:   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!