Goiânia recebe 13º Encontro de Folias de Reis

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Evento reúne mais de 40 grupos ao som de músicas, versos e orações

Por Janda Nayara

“Viola Caipira: O som das rezas e cantigas do Brasil interior” é o tema do 13º Encontro de Folias de Reis, promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dia 26 de janeiro, a partir 6 horas, na praça da Igreja Matriz de Campinas.
O evento, aberto a toda a comunidade, reunirá 27 grupos de folia do interior do Estado e 18 da capital, que ao som da viola caipira, cantarão versos e orações em um repertório cheio de emoção e religiosidade.  A longa lista de integrantes inclui crianças, adolescentes, adultos e idosos que vão começar a se reunir a partir das quatro da matina.
Como já é tradição, o encontro começa com a alvorada festiva, às 6 horas da manhã, seguido por missa sertaneja, às 7 horas. Em seguida, foliões e convidados participam de café da manhã. Os grupos se apresentam durante todo o dia, com intervalo para o almoço, onde serão servidas 2 mil refeições. 

Tradição
A folia é considerada uma expressão do Brasil agrário, que tem características próprias, expressas em coreografias, ritmos e canções. Evento popular que transcende a esfera religiosa de sua origem e alia aspectos profanos e regionais. Apesar das particularidades locais, todos os grupos têm como característica a preservação dos versos e danças.
No Brasil, a Folia de Reis é uma das tradições herdadas dos colonizadores portugueses, com influências das religiões exercidas pelos escravos e, mesmo no Brasil, é diferente em algumas regiões.
Essa festa comemora o nascimento de Cristo. O enredo lembra a viagem que os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém, e na Folia têm a função de animar a festa e espantar os maus espíritos.
Da tradição portuguesa, os foliões pedem licença para entrar e começam a cantoria. Os cantos, chamados também de tala e contra-tala, têm aquele falsete agudíssimo, um lamento choroso que corta o sertão paulista, mineiro e goiano.
É assim a cada ano: o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.

Elementos da Folia
Instrumentos: Viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro;
Personagens: Os personagens somam 12 pessoas, que trajam roupas bastante coloridas. São eles:mestre, contra-mestre, os três Reis Magos, palhaços e foliões;
Mestre e contra-mestre: Detêm as informações sobre a folia, comandam os foliões;
Palhaço: com seu jeito cínico e dissimulado, protege o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento dos que assistem à apresentação.

A fantasia é composta por máscara confeccionada com pele de animal. Atua um pouco afastado da formação normal da folia, nunca adiantando-se à bandeira. O personagem dança e improvisa versos.
Foliões: São homens simples, geralmente de origem rural.
Reis Magos: Representam os três Reis Magos em sua viagem de esperança.

Enredo: Grupos peregrinam por ruas à procura de acolhida ou em direção a algum presépio. Cantadores trajados com fardamento colorido entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus.


Programação


Dia 26/01 ( domingo)

06h – Alvorada Festiva

07h – Missa dos Foliões

08h – Café da manhã para os foliões e público presente

08h30 – Abertura Oficial
Apresentação do Grupo de Folia de Reis Filho da Rosa
Orquestra de Violeiros Raízes de Pontalina

09h30 – Apresentação dos Grupos de Folia

13h  - Almoço

13h30 – Apresentação dos grupos Catira
- Os Filhos de Aparecida
- Irmãos Florêncio de Anápolis

14h30 – Apresentação dos Grupos de Folia

19h – Show de Encerramento


Serviço:
XIII Encontro de Folias de Reis
Local: Praça da Igreja Matriz de Campinas
Horário: A partir das 6 horas
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!