Pequenas viagens oníricas no Palácio da Cultura

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Palácio da Cultura recebe exposição MECHANICAL/ISMO

Imagem inline 1
por Stephani Echalar


Artista plástico e professor de desenho e pintura, Maicon Medeiros inaugura no próximo dia 4 de fevereiro, às 20h, a exposição MECHANICAL/ISMO, no Pálacio da Cultura - Praça Universitária. Com imagens produzidas com técnicas diferentes, o artista mostra um pouco da relação humana com objetos mecânicos - sua obsolecência e abandono. Para criação das imagens, Maicon usou câmera digital, e também as máquinas Pin-Hole - câmeras artesanais construídas com materiais como caixas de fósforo e filmes fotográficos. O fotógrafo não tem muito controle sobre a pin-hole, por isso os resultado são sempre inesperados, como o próprio artista aponta, “gosto deste método pois a resultado nunca vai ficar como nós desejamos. A foto sai borrada, perco muito negativos, mas esta é minha paixão. Pin-hole é a captura de pequenas viagens oníricas”.
A mostra reúne fotografias feitas em canaviais, registros de máquinas obsoletas e experimentações com fontes de luz alternativas, neste caso, uma vela acesa.

Sobre o artista
Formado em Educação Artística, Maicon Medeiros produz suas obras em diferentes suportes, como pintura, instalação e escultura. Na trajetória como artista plástico, já passou por salões de artes em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Piauí e Rio Grande do Sul.

As séries
Monolito - feita com câmera digital, registra ações realizadas em uma plantação de cana de açúcar. Esta ação, inclui uma escultura inspirada no filme 2001 – Uma odisseia no espaço, do diretor Stanley Kubrick.

Servo Mecanismo -  Registro de máquinas obsoletas como inspiração, para abordar uma temática de ficção científica.

Fogo Fátuo - Registro de imagens usando velas como única fonte de luz, dentro de um ambiente fechado. Utilizo um espelho para duplicar o efeito. Nesta série tento permanecer imóvel durante 4 minutos para capturar a imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!