Disco Nota 11: “The Wall” – Pink Floyd

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Por Paulo Fernandes para rockontro.com

The-Wall_CP

ESSA É PARA TOCAR NO RÁDIO
A primeira música do álbum “The Wall” que escutei não foi Another Brick in the Wall – Part 2, esta que é provavelmente a música mais conhecida e tocada do Pink Floyd (até em comercial de xampu já tocou!). O fato é que numa tarde quente (não tão quente quanto agora) na Rua 55 esquina com a Avenida Goiás, eu estava no carro, com meu irmão ao volante, quando o locutor da rádio anunciou uma música do novo álbum do Pink Floyd. Que música linda! Era Hey You.
The Wall_04
Em pleno ano de 1979 não tínhamos a facilidade e rapidez de informação que desfrutamos nos dias de hoje. Eu sabia que havia um disco novo do Pink Floyd e mais nada. Não sabia qual era o “conceito” sobre o qual Roger Waters discorera. Tanto que achei que o disco era “A Nice Pair” lançado quase na mesma época e que nada mais era que a junção dos 2 primeiros discos do Pink Floyd numa embalagem nova.
The Wall_05
Sem prestar muita atenção na letra, como faço até hoje, numa primeira audição, com canções que não são em minha língua pátria, eu só sei que gostei muito da música. Hey You serviu perfeitamente para atiçar minha curiosidade em relação ao tal novo álbum.
NOITADAS DE PÔQUER
Primeiro eu gravei uma fita cassete, ao copiar o álbum que meu amigo Karim Alexandretinha e embalava nossas noitadas de pôquer a 10 centavos a ficha. Depois comprei o LP duplo em vinil. Não foi para mim, ao contrário de seus predecessores, um disco fácil de gostar logo de cara. Parecia que não era Pink Floyd, muitas e curtas músicas (contrastando com as poucas e longas dos discos anteriores) e, aliás, algumas músicas eu não gostei (e não gosto) mesmo.
The Wall_01
OS TRAUMAS DE PINK   
O relato dos traumas e decepções do roqueiro Pink, com traços autobiográficos de Waters e de Syd Barrett, que o levam a construir um muro metafórico ao seu redor tem momentos memoráveis como o lado 1 inteiro, Young LustHey YouComfortably Numb, Run Like Hell; e outros nem tanto assim. Mas na soma geral merece um 11.
The Wall_08
O “muro” que Waters construiu em torno de si, ao querer concentrar todo o processo criativo do Pink Floyd, acabou separando-o de vez dos outros 3 integrantes, a ponto deRick Wright sair da banda, durante as gravações do álbum, após desentendimentos com Waters. O que eu mais sinto falta nesse disco é do equilíbrio, que existia antes, entre os membros do grupo: falta principalmente um pouco mais de David Gilmour em “The Wall”.

DESESPERO E DEPRESSÃO
Numa urgência nunca vista antes, são 26 faixas, o Pink Floyd (ou leia-se Waters) fala sobre perdas, guerra, mãe castradora, professores tiranos, fama, traição, drogas, distanciamento entre artista e público, numa atmosfera pesada, e por vezes deprimente.
The Wall_06
Cada um dos traumas e frustrações experimentados pelo personagem Pink representa “mais um tijolo no muro” que ele constrói para se isolar do mundo.
The Wall_02
As longas e elaboradas texturas musicais de outras épocas são deixadas meio de lado e o grupo usa hard rock, pop, funk e chega ao limiar do punk. Aliás o Pink Floyd havia sido eleito um dos inimigos principais das bandas de punk que haviam tomado de assalto o rock naquele final de década de 1970 na Inglaterra.
The Wall_07
Ao mesmo tempo em que “The Wall” conquistou toda uma nova legião de admiradores para o Pink Floyd, deixou também um sabor amargo nas bocas dos fãs de primeira hora, como eu, que sabiam que depois dele, e definitivamente, o Pink Floyd não seria mais o mesmo.
FAIXAS
Todas as músicas compostas por Roger Waters, exceto as indicadas.
Lado 1
1) In the Flesh?
2) The Thin Ice
3) Another Brick in the Wall – Part 1
4) The Happiest Days of Our Lives
5) Another Brick in the Wall – Part 2
6) Mother
Lado 2
1) Goodbye Blue Sky
2) Empty Spaces
3)  Young Lust (Gilmour, Waters)
4) One of My Turns
5) Don’t Leave Me Now
6) Another Brick in the Wall – Part 3
7) Goodbye Cruel World
Lado 3
1) Hey You
2) Is There Anybody Out There?
3) Nobody Home
4) Vera
5) Bring the Boys Back Home
6) Comfortably Numb (Gilmour, Waters)
Lado 4
1) The Show Must Go On
2) In the Flesh
3) Run Like Hell (Gilmour, Waters)
4) Waiting for the Worms
5) Stop
6) The Trial (Bob Ezrin, Waters)
7) Outside the Wall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!