ESPETÁCULO COMEMORA DIA DA MULHER NEGRA NA AMÉRICA LATINA

terça-feira, 24 de julho de 2012

Por SECOM/Goiânia

Espetáculo será levado ao palco do Teatro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, às 20 horas de terça-feira


A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres promove nesta terça-feira, 24, às 20 horas, no Teatro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, o espetáculo "Mães Negras - Teatro das Oprimidas". Em parceria com a Associação Mestre Bimba, a peça comemora o Dia da Mulher Negra da América Latina.

A peça terá como tema: “Fugir é um ato de coragem ou de covardia?”. No decorrer do espetáculo, o tema da fuga será abordado. Para muitas mulheres fugir parece ser a única solução. Elas fogem de homens violentos, do machismo, da repetição de um passado de incompreensão. Elas fogem com um filho pendurado nos braços e um horizonte de incertezas diante de si. Esse filho é a promessa de um futuro diferente, de uma vida transformada.

Maior ato de coragem poderia existir?

E, no entanto, seria essa a única solução?
No Teatro-Fórum “Mães Negras”, o corpo de Mariana é o espelho de muitas mulheres que se encontram ameaçadas. Ela convida o público a discutir sua história, a sentir suas dores,  a celebrar suas ancestrais, mas também e sobretudo, a propor outras soluções para seus problemas, soluções que ela ainda não pôde experimentar.

O Projeto Mães Negras recebeu o Prêmio Nacional Expressões Culturais Afro-brasileiras na categoria Teatro em 2012. O Prêmio Afro é uma realização do Cadon, Fundação Palmares e Ministério da Cultura com o patrocínio da Petrobrás. 

O Projeto conta ainda com o apoio do Instituto Federal de Goiás, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Igualdade Racial (Semira). Ele resulta  na montagem de um espetáculo teatral com as mulheres da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mestre Bimba - situada no Setor Pedro Ludovico em Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!